.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Proposta formaliza parceria com Fundabom e reconhece articulação de Pitta Polisello; pedra fundamental foi lançada há quase uma década
A Câmara Municipal de Olímpia aprovou por unanimidade, na sessão extraordinária de segunda-feira (21), o Projeto de Lei nº 6.267/2025, que autoriza a Prefeitura a firmar termo de fomento com a Fundabom — Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo — viabilizando a criação do Museu do Bombeiro na cidade.
A proposta retoma uma iniciativa lançada em novembro de 2016, durante a gestão anterior do atual prefeito Geninho Zuliani, quando foi lançada a pedra fundamental do museu. Na ocasião, participaram do ato o então presidente da Câmara, vereador Luiz Salata, que depositou documentos oficiais na pedra, além do articulador do projeto, Pitta Polisello, acompanhado do alto comando dos Bombeiros do Estado.
O projeto aprovado agora pela Câmara altera a Lei Municipal nº 4.118/2016, regularizando juridicamente a parceria entre o município e a Fundabom. A medida estabelece os parâmetros legais para a implantação e funcionamento do equipamento cultural, voltado à preservação da história e das ações do Corpo de Bombeiros em São Paulo.
Durante a discussão, o vereador Gustavo Pimenta fez questão de reconhecer a atuação de Pitta Polisello. “Parabéns ao prefeito, parabéns ao Pitta, que sempre buscou, sempre lutou e fez essa parceria com o Corpo de Bombeiros e com a cidade de Olímpia. Merece ser citado em ata”, afirmou.
O vereador Hial também destacou o envolvimento de Pitta desde os primeiros passos do projeto: “Foi bombeiro voluntário, lutou por esse museu e hoje, se Deus quiser, vamos ter um espaço muito bem estruturado para preservar essa história”. O secretário de Relações Institucionais, Cláudio Ferreira, conhecido como Cocão, esteve presente na sessão e foi citado como responsável direto pela retomada do projeto e pela articulação com a Fundabom.
Com a aprovação em regime de urgência e apoio de todas as comissões, a expectativa é que o Museu do Bombeiro integre a rede cultural e turística de Olímpia, fortalecendo a memória institucional da segurança pública e ampliando as opções de visitação temática da cidade.
.
.
.
.