.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda-feira a Sexta-feira das 08:00 às 17:00

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Ações Legislativas - Terça-feira, 05 de Agosto de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Vereadores retornam do recesso, comemoram conquistas, cobram ações da Prefeitura

Parlamentares elogiam Festival do Folclore e Fatec e exigem mais agilidade nas respostas do Executivo


A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Olímpia após o recesso legislativo, realizada nesta segunda-feira (4), foi marcada por elogios ao 61º Festival do Folclore, à inauguração da Faculdade de Tecnologia (Fatec) e por cobranças à Prefeitura, especialmente nas áreas de obras, trânsito e manutenção.
 

Charles Amaral parabenizou a Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore e a Secretaria de Educação pela organização e pelo espetáculo de abertura do festival, destacando o empenho de professores e diretores. Também elogiou a inauguração da Fatec, ressaltando a ampliação prevista para cursos gratuitos, e informou que estuda o contrato de concessão dos serviços funerários, após reclamações sobre valores de exumação e abertura de túmulos. “Recebi uma reclamação importante sobre preços inviáveis, principalmente para famílias em vulnerabilidade social, e vou analisar para ver se é cabível uma mudança”, afirmou.
 

Fernando Roberto da Silva (Fernandinho) relatou que esteve em São Paulo durante o recesso, conseguindo a destinação de R$ 200 mil para a Saúde, por meio do deputado federal Ribamar Silva (PSD), e buscando apoio da senadora Mara Gabrilli para entidades e projetos no município. Também discutiu com representantes do Governo do Estado melhorias no trevo do Tamanduá e ampliação de cursos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). “Pode ter certeza que virá muito mais recurso por aí”, disse, elogiando ainda a presença do vice-governador Felício Ramuth na inauguração da Fatec.
 

O presidente da Câmara, Flávio Olmos, apresentou indicações como a implantação de brinquedoteca na UPA, construção de praça na Morada Verde, manutenção de bueiro próximo à Escola Santo Seno, criação de um gatil em parceria com o Thermas dos Laranjais e construção de praça de lazer em frente a um supermercado no bairro Harmonia. “Acho viável e importante ter uma brinquedoteca para as crianças na UPA”, justificou, lembrando que “há 15 anos o Geninho trouxe a Etec e agora, com seis meses de mandato, já temos a Fatec, o que mostra sua liderança”.
 

Marcelo da Branca defendeu recuos para estacionamento na UBS Clodoaldo Martins e no Parque Industrial, além da instalação de iluminação de LED em vias estratégicas. Disse que essas ações “vêm fortalecer muito a administração e melhorar a vida dos trabalhadores e usuários” e reforçou que “não precisamos ter revanchismo; cada vereador tem seu deputado e todos podem ajudar”. Também elogiou a agilidade na implantação da Fatec.
 

Luciano Ferreira agradeceu ao secretário de Obras, Guilherme Galina, por melhorias na iluminação da praça de Baguaçu e elogiou a secretária de Cultura, Priscila Guegué, pela organização do festival. Anunciou eventos culturais e esportivos da Associação Cultural Esportiva e criticou o novo horário escolar da rede estadual. “Esse horário acaba com a estrutura familiar e impede o jovem de praticar esportes e trabalhar”, afirmou.
 

Luiz Antônio Moreira Salata fez um balanço do semestre legislativo, lembrando que teve seis projetos aprovados, entre eles o Centro de Atendimento Multidisciplinar e programas ambientais e educativos. Destacou que “o programa de Primeiros Socorros vai salvar vidas e o Jovem Guardião Ambiental vai incluir e formar jovens”. Também convidou a população para as atividades da ABECAO no pavilhão de artesanato do festival.
 

Lucimara Batista criticou diretamente o secretário de Zeladoria e Meio Ambiente, João Paulo Morelli, e o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Vinícius Zoppellari, por não atenderem solicitações encaminhadas, como a construção de canaleta no bairro Santa Ifigênia e melhorias no trânsito. Reclamou que, muitas vezes, precisa acompanhar pessoalmente munícipes em busca de atendimento na Assistência Social. “Quem me elegeu não foi a população rica, mas as vilas que precisam de atenção”, disse.
 

Gustavo Pimenta comentou a decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, criticando o que considera desequilíbrio entre os poderes e tratamento indigno a um ex-chefe de Estado. “Sou contra o Lula e nunca fui fã do Bolsonaro, mas é preciso respeitar as instituições e o processo democrático”, afirmou. Também defendeu que a Câmara fiscalize a aplicação das leis que aprova e elogiou a experiência do desportista Carlinhos Japonês, sugerindo que seja mais aproveitada pela administração.
 

Marcão Coca reforçou cobranças à Secretaria de Trânsito por respostas às indicações e defendeu a criação de um cadastro único municipal de pessoas com transtorno do espectro autista, além da implementação de políticas municipais para proteção de seus direitos. Também indicou a nomeação de uma praça no CDHU-3 em homenagem a uma moradora falecida.
 

Otávio Hial apresentou projeto que proíbe acampamento de pessoas em situação de rua e prevê retorno assistido aos municípios de origem, destacando que a medida trará mais segurança e amparo legal para a atuação da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. Também prestou homenagens a personalidades locais, como Rui Tonelli Ferranti, Nadinho Rocha e Margareth Helen Hial Gaetan.
 

Renato Barrera indicou a implantação de tablado para aulas na Academia da Saúde da Cohab 3, a oferta de pilates no espaço, a criação de equipe para manutenção de praças e estudo para instalação de uma UBS no bairro. Sugeriu ainda pontos de visibilidade para viaturas nas praças, como forma de aumentar a sensação de segurança.
 

Sandro Pires ressaltou a concretização da Fatec como compromisso de campanha e a importância histórica do festival. “Antes de sermos conhecidos como capital das águas termais, éramos a capital do folclore”, disse. Também agradeceu pela reposição de lombada na Natal Breda após acidente no local.
 

Sônia Guerra, por sua vez, valorizou a tradição do festival e elogiou a gestão do prefeito Geninho Zuliani, destacando o cumprimento de compromissos e a atenção do vice-governador Felício Ramuth e do deputado federal Fernando Marangoni com a cidade. “Uma coisa é prometer, outra é cumprir, e o prefeito Geninho tem cumprido”, afirmou.

161 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Olímpia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.