Equipe da CPFL atende vereadores e atesta compromisso da Câmara com o povo de Olímpia
Assuntos Jurídicos - Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015

O quarto depoimento,apenas neste ano, de especialistas convocados pela Câmara para prestarem esclarecimentos aos vereadores e por consequencia a População trouxe uma equipe de engenheiros da Companhia Paulista de Força e Luz por meio de requerimentos reiterados pelos vereadores Paulo Poleselli(PR) e Pastor Leonardo(SDD).
A explicação para esses fatos, segundo os engenheiros Marco Antônio de Carvalho e Paulo Deato é que foram ocorrências pontuais e que podem sim ocorrer novamente porque a empresa está em processo de ampliação da capacidade instalada em Olímpia num custo de mais de 3 milhões de reais.
Os técnicos mencionaram que estão em funcionamento na cidade dois transformadores um fixo e outro móvel que atendem a demanda crescente da cidade de Olímpia e municípios circunvizinhos servidos por eles.
Um dado curioso revelado pelos técnicos foi que existem na cidade cerca de 28 mil medidores para o consumo de até mais de 60 mil habitantes.
Questionados sobre duplicação de cargas na mesma linha, os engenheiros disseram que, no caso das grandes empresa Hot Beach e Itaucabos tudo já foi acertado com os consumidores para não haver sobrecarga e consequentemente desligamentos.
A empresa está entre as melhores colocadas entre as distribuidoras de energia brasileiras com um índice muito baixo de interrupções coletivas e individuais como previstas pela Aneel como exemplo numa tolerância máxima a interrupção individual de 9 horas por ano.
Sobre a liminar que transfere a responsabilidade da iluminação pública à Companhia, os técnicos disseram que teriam que ter um tempo de paciência da população porque foram muitas as lâmpadas apagadas neste meio tempo
Depois da explanação de Paulo Sérgio Deato foi aberta a parte de perguntas dirigidas aos técnicos pelos vereadores. O primeiro inscrito foi Paulo Poleselli autor de um dos requerimentos da audiência técnica. Entre outras inúmeras perguntas ele formulou a questão do superintendente do Daemo Jorge Motta de que as interrupções do fornecimento de energia foram responsáveis pela sujeira nas tubulações do fornecimento de água.
Os técnicos da CPFL estranharam o fato de vir por meios indiretos uma reclamação que poderia usar os canais competentes diretos entre as duas empresas e ficaram de dar uma resposta mais exata do caso.
Veio a seguir, por meio do vereador Marcão do Gazeta a pergunta por que na casa dele a luz tem tanta queda de energia. Ao que o técnico explica que pode ser um caso pontual da residência dele teriam que colocar um aparelho de medição para estabelecer a causa
Uma pessoa do público senhor Alyson pergunta se há planos de modernização da Companhia para seu bairro porque ele vê postes de madeira não serem substituídos ao que o técnico explica que na Europa se prefere postes de madeira uma vez que são isolantes ao passo que os de concreto não.
Ai o técnico anuncia que no dia 24/10 haverá troca de rede ( de cobre ) para alumínio na região do Fórum havendo probabilidades de falta de luz durante a substituição dentro de planos de modernização da Companhia.
A vereadora Cristina Reale pergunta se a troca de lâmpadas dos postes de iluminação é responsabilidade de quem? O técnico avisa que passou, por liminar, a ser novamente de responsabilidade da Companhia e está-se esperando por legislação federal e como passou para a CPFL com muitos problemas a população terá que ter paciência.
O vereador Marcão Coca pergunta quanto tempo deverá durar essa manutenção? As ligações do 0800 101010 demoram 5 dias para serem atendidas afirma um dos técnicos neste meio tempo haverá modo de executar a manutenção.
O vereador Hilário Ruiz toca novamente na questão da iluminação publica e é respondido pelos técnicos informando a ele que apesar de não arcar com a manutenção quem paga a fatura é a prefeitura. Quanto a obra do transformador e seu prazo de entrega o técnico estimou para Janeiro ou Fevereiro de 2016.
Depoimentos e audiências especiais
Em junho veio à Câmara o superintedente do Daemo Jorge Motta. Em seguida, em setembro o advogado representante do serviço cemiterial, depois o representante da Prodem Amaury Hernandes e finalmente os engenheiros da CPFL atestando o prestigio do povo de Olimpia por meio de seus representantes os vereadores.
GALERIA DE FOTOS
Clique na imagem abaixo e confira as fotos desta reportagem: