Facebook
Notícias
16/11/2021
Circuito Afro-Cultural começa nesta quarta-feira com mesa redonda na Câmara Municipal
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorado nacionalmente no dia 20 de novembro, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, em parceria com o Conselho Municipal da Diversidade Racial, promoverá nesta semana, uma programação destinada ao tema denominado Circuito Afro-Cultural. As comemorações do dia da consciência negra contam com o apoio e incentivo da secretaria de Turismo e Cultura e dos vereadores Edna Marques e Sargento Barrera.
A primeira atividade da semana será uma mesa redonda em formato de podcast. O evento será realizado amanhã, 17 de novembro, às 19 horas , com transmissão pelas redes sociais da Câmara Municipal. O objetivo da atividade é promover a discussão e esclarecimento de temas relacionados ao movimento negro, tais como a desmistificação da religiosidade, combate as desigualdades de oportunidades e o racismo estrutural.
O encontro contará com a presença de estudiosos e defensores da causa, tais como o músico e etnomusicólogo Estevão Amaro; a professora e doutoranda, Tatiane Pereira de Souza; Cristiane de Assis, autora do livro “Nossas vidas pretas”; a professora e ativista, Silvia Pereira do Santos; e também a advogada e ex-conselheira estadual do Conselho do Negro, Eni Augusta de Paula.
Dando continuidade à agenda, no dia 19 de novembro, será realizado o Circuito Afro Cultural, com diversas apresentações simultâneas de manifestações culturais na Avenida Aurora Forti Neves, em dois palcos.
No primeiro palco, no deck defronte à Drogaria Total, a partir das 18h30, serão realizadas as apresentações do Grupo Raízes Afro Brasil, Poesia Marginal, Cia Arte N'Alma e Pagod'elas.
Enquanto que no segundo palco, em frente ao Restaurante Casa do Peixe, as apresentações serão do Terno de Congada Chapéu de Fitas, Abil Capoeira, e grupo de percussão “Sou da Paz”, além de interação cultural ao longo da avenida com Gustavo Garrido e Luiz Oliveira, com início às 19h.
“O evento tem o intuito de resgatar um pouco da história sobre a data. Com a participação de uma comissão, foi decidido realizar e mostrar ao público, os desafios, conquistas e avanços que a população negra teve por meio da educação, da arte, da política, das tradições culturais e, ao mesmo tempo, também discutir os efeitos e retrocessos do racismo estrutural e intolerância religiosa”, afirmou a vereadora Edna Marques.
“Hoje estamos empenhados em trazer neste evento, as raízes sobre a cultura envolvendo este tema, tudo que já conquistou e tudo que ainda tem a ser conquistado. Por isso, apoio esse evento juntamente com a Prefeitura Municipal”, disse o vereador Sargento Barrera.