A saúde, segundo o artigo 196 da Constituição Federal, é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Visando cumprir com esse dever constitucional, a Câmara Municipal de Olímpia deliberou na última segunda-feira um importante projeto para a área de saúde pública do município.
De autoria do vereador Renato Barrera Sobrinho, o projeto de lei nº 5650, tem como finalidade a proibição da alimentação artificial do pombo urbano da espécie Columba Livia. A proposição foi encaminhada à Comissão de Justiça e Redação para verificação da legalidade da matéria e deverá voltar à pauta nas próximas sessões.
Segundo Barrera: “A alimentação artificial, ou seja, aquela que não é disponibilizada naturalmente, cria condições propícias para a propagação da espécie e , consequentemente , aumenta os riscos de contágio das doenças que o pombo Columba Livia pode transmitir “.
O vereador destaca que inúmeros munícipes e empresários da região o procuraram para que esse projeto fosse criado, demonstrando assim que a demanda possui caráter de urgência na cidade. “Diversos bairros elaboraram, inclusive, abaixo-assinado para solicitar ao poder público que a alimentação dos pombos fosse proibida. Recebi ofícios de moradores da cidade pedindo medidas para que esse problema fosse resolvido”, afirmou o autor da proposição.
A espécie especificada no projeto transmite, por meio de suas fezes ou piolhos, inúmeras doenças para o ser humano, podendo levar, em casos mais graves, o paciente infectado ao óbito. “Tivemos conhecimento de muitos casos de pessoas próximas que vieram a óbito em virtude de doenças transmitidas por essa espécie “, ressaltou o vereador.
A espécie de pombo urbano Columba Livia é responsável pela transmissão de mais de 50 doenças, dentre as quais as mais comuns são: Criptococose, histoplasmose, ornitose, Salmonelose. Dentre os principais sintomas estão: febre , tosse , dor torácica , confusão mental .
A forma de contágio dessas doenças pode ser a ingestão de carne e ovos contaminados ou alimentos mal lavados com fezes animais ou humanas; a parasitose acidental pelo ácaro (piolho de pombo) e a aspiração de poeira ou esporos do fungo gerados pelas fezes secas de pombos.
Para que a lei seja efetivamente cumprida, a fiscalização das áreas do município será realizada pela vigilância sanitária e, em caso de descumprimento por parte dos munícipes, serão aplicadas multas no valor de 350 reais, podendo, em caso de reincidência, o valor ser dobrado.
De acordo com a lei, estarão sujeitos à aplicação de multas aqueles que alimentarem ou mantiverem abrigo para alojamento dos pombos e que comercializarem alimentos de pombos nas vias e logradouros públicos .
De maneira a diminuir a propagação das doenças já mencionadas, de acordo com o artigo 3º , os proprietários de imóveis com infestação de pombos deverão providenciar ações e obstáculos visando dificultar o seu pouso e nidificação.
A presente lei será regulamentada no que couber ao poder executivo no prazo de 90 dias a partir da data de sua publicação.
05 de novembro de 2024 ás 10:32
Na noite de ontem, 04 de novembro, os trabalhos legislativos do ano de 2024 tiveram prosseguimento com a realização da 118ª sessão ordinária. Abert...
30 de outubro de 2024 ás 16:40
Em prosseguimento aos trabalhos legislativos do ano de 2024, a Câmara Municipal de Olímpia realizou a 117ª sessão ordinária na noite de ontem, 29 d...
25 de outubro de 2024 ás 10:08
Na data de hoje, às 9h, foi realizado no gabinete da Presidência da Câmara um ato formal para dar posse aos senhores João Paulo Morelli e João Luiz...
15 de outubro de 2024 ás 10:35
A Câmara Municipal realizou na noite de ontem, 14 de outubro, a 116ª sessão ordinária, compreendida na 18ª legislatura. Com a apreciação e aprovaçã...
10 de setembro de 2024 ás 15:47
A Câmara Municipal de Olímpia tem a honra de convidar toda a população para participar da audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual – LOA, d...
05 de julho de 2024 ás 11:57
Em atendimento à Lei Nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, estamos promovendo alterações na grade de programações durante o período eleitoral.
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!