O turismo é um dos setores de maior importância para o desenvolvimento econômico do município de Olímpia. Recebendo, anualmente, mais de 3 milhões de turistas, o setor turístico possui grande impacto financeiro. Em virtude desse cenário, a Câmara Municipal, através da iniciativa do vereador Sargento Barrera, criou um projeto de lei a fim de regulamentar a profissão de guia de turismo no município.
De acordo com a lei nº 5699/ 2021, aprovada em primeira discussão na sessão ordinária realizada na noite do dia 5 de julho, será considerado guia de turismo no município de Olímpia o profissional que exercer atividades privativas de acompanhar, orientar, transmitir informações a pessoa ou grupos, em visitas, excursões urbanas, ou especializadas, nos temos da Lei Federal n. º 8623, de 28 de janeiro de 1993.
O guia turístico que exercer suas atividades em Olímpia, deverá ser cadastrado tanto no programa de cadastramento — “Cadastur,” do Ministério do Turismo-Mtur , quanto na Secretaria Municipal de Turismo.
O guia de turismo poderá desenvolver suas atividades com ou sem vínculo empregatício, e na modalidade de micro empreendedor individual (MEI), sendo vedada a contratação de profissional não cadastrado do Cadastur/MTur.
O profissional poderá atuar tanto nas agências de turismo estabelecidas no município, quanto na prestação de serviços relacionados em recepção, translado, atendimento de rotina em rodoviárias e aeroportos, e assistência dirigida ao turismo ou viajante em casos especiais.
Conforme preceitua a lei , o guia de turismo terá acesso gratuito aos pontos turísticos no Município da Estância Turística de Olímpia, desde que esteja no exercício e desempenho de sua atividade profissional, devendo manter o devido respeito e acato as normas internas, se houver.
As excursões que por ventura adentrem no Município da Estância Turística de Olímpia, caso necessitem do acompanhamento de um guia de turismo, deverão procurar um profissional cadastrado na Secretaria Municipal de Turismo, independentemente de o mesmo possuir cadastro como guia de excursão nacional ou internacional.
Em caso de descumprimento ao disposto na lei, o infrator estará sujeito às seguintes penalidades: advertência por escrito; multa e suspensão do cadastro municipal de 06 a 24 meses.
05 de novembro de 2024 ás 10:32
Na noite de ontem, 04 de novembro, os trabalhos legislativos do ano de 2024 tiveram prosseguimento com a realização da 118ª sessão ordinária. Abert...
30 de outubro de 2024 ás 16:40
Em prosseguimento aos trabalhos legislativos do ano de 2024, a Câmara Municipal de Olímpia realizou a 117ª sessão ordinária na noite de ontem, 29 d...
25 de outubro de 2024 ás 10:08
Na data de hoje, às 9h, foi realizado no gabinete da Presidência da Câmara um ato formal para dar posse aos senhores João Paulo Morelli e João Luiz...
15 de outubro de 2024 ás 10:35
A Câmara Municipal realizou na noite de ontem, 14 de outubro, a 116ª sessão ordinária, compreendida na 18ª legislatura. Com a apreciação e aprovaçã...
10 de setembro de 2024 ás 15:47
A Câmara Municipal de Olímpia tem a honra de convidar toda a população para participar da audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual – LOA, d...
05 de julho de 2024 ás 11:57
Em atendimento à Lei Nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, estamos promovendo alterações na grade de programações durante o período eleitoral.
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!