Tema bastante debatido na última sessão ordinária, a violência doméstica seguirá em voga nas próximas semanas. A afirmação deve-se ao fato de que, provavelmente, no dia 8 de setembro, data da próxima sessão ordinária, tramitará o projeto de lei 5728/2021.
A proposição, cuja autoria pertence ao vereador Sargento Barrera, dispõe sobre ações afirmativas às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar na aquisição de imóveis construídos por meio dos programas habitacionais do município.
A intenção da propositura é poder auxiliar as munícipes na busca de uma independência financeira. Segundo Barrera, enquanto estava servindo o município como policial militar, as ocasiões de violência doméstica eram inúmeras e, muitas vezes, repetidas. As vítimas agredidas relatavam a dependência financeira e falta de uma moradia própria como alguns dos motivos para ter de permanecer junto de seu agressor.
Devido a esse cenário que se repete cotidianamente, o vereador elaborou a matéria em questão. O texto da lei prevê que, para que a mulher possua direito à ação afirmativa ela tenha que se enquadrar nos seguintes critérios:
- apresentar certidão que comprove a existência de ação penal enquadrando o agressor os termos da lei federal nº 11.340 de 7 de agosto de 2006 Lei Maria da Penha ou documento que confirme a instauração de inquérito policial contra o agressor nos termos da Lei Maria da Penha.
- relatório de encaminhamento e acompanhamento elaborado por centro de referência especializado de assistência social (CREAS) ou outro órgão de referência de atendimento à pessoa vítima de violência doméstica e familiar .
- não possuir imóvel registrado em seu nome.
- não ter sido contemplada anteriormente em programas habitacionais implantados pelo Executivo Municipal
- residir no município de olímpia
A lei também estabelece que, para os efeitos da proposição em questão, são considerados programas habitacionais todas as ações da política habitacional do município desenvolvidas por meio de recursos próprios do tesouro municipal, ou através de parceria com a União, Estado ou entes privados.
05 de novembro de 2024 ás 10:32
Na noite de ontem, 04 de novembro, os trabalhos legislativos do ano de 2024 tiveram prosseguimento com a realização da 118ª sessão ordinária. Abert...
30 de outubro de 2024 ás 16:40
Em prosseguimento aos trabalhos legislativos do ano de 2024, a Câmara Municipal de Olímpia realizou a 117ª sessão ordinária na noite de ontem, 29 d...
25 de outubro de 2024 ás 10:08
Na data de hoje, às 9h, foi realizado no gabinete da Presidência da Câmara um ato formal para dar posse aos senhores João Paulo Morelli e João Luiz...
15 de outubro de 2024 ás 10:35
A Câmara Municipal realizou na noite de ontem, 14 de outubro, a 116ª sessão ordinária, compreendida na 18ª legislatura. Com a apreciação e aprovaçã...
10 de setembro de 2024 ás 15:47
A Câmara Municipal de Olímpia tem a honra de convidar toda a população para participar da audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual – LOA, d...
05 de julho de 2024 ás 11:57
Em atendimento à Lei Nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, estamos promovendo alterações na grade de programações durante o período eleitoral.
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!