Compromissada com o futuro do planeta, a Câmara Municipal de Olímpia sediou na última quarta-feira, 22 de janeiro, a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. Organizada pelo poder executivo, representada pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Meio Ambiente, o evento contou com adesão maciça dos munícipes de Olímpia e de munícipes da região.
A conferência contou com a presença do prefeito municipal Geninho Zuliani, do secretário João Paulo Morelli, titular da pasta responsável pela solenidade, dos vereadores e demais autoridades. Representantes do setor privado também marcaram presença, ofertando mudas de árvores, adubos orgânicos e dando orientações sobre diversos assuntos ligados ao tema ambiental.
Abrindo o evento, o prefeito municipal destacou a importância da presença da população. Geninho reafirmou o compromisso que o governo municipal possui com a temática norteadora da conferência, elencando uma série de ações que a prefeitura planeja implementar ao longo do mandato, tais como a ampliação do número de ecopontos, a criação da coleta de lixo seletiva, avanço na implantação parque ambiental, criação de disciplina de educação ambiental no ensino, alteração no plano diretor, instituição de IPTU verde, dentre outros pontos.
Flávio Olmos, presidente da Câmara Municipal, aproveitou a oportunidade para ratificar que o legislativo olimpiense está de portas abertas para a discussão de propostas que visem combater os desafios climáticos, contribuindo no que for preciso para o a discussão do assunto.
Na ocasião, os palestrantes, juntamente com o público presente, avaliaram o cenário climático atual e propuseram soluções para contornar as dificuldades impostas pela crise ambiental. Representantes da empresa Constroeste Ambiental, da Sabesp, da promotoria de justiça estiveram na mediação dos debates durante todo o dia, dialogando com a plateia em busca de alternativas sustentáveis para os temas apresentados.
Paulo Sérgio Buzzo Júnior, diretor do Conselho de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA e organizador da conferência, relembrou as catástrofes naturais e desastres climáticos vivenciados no Brasil e mundo afora, chamando a atenção para a urgência do debate.
O debate foi pautado em 5 temáticas: mitigação e redução da emissão de gases de efeito estufa; adaptação e preparação para desastres prevenção de riscos e redução de perdas e danos; justiça Climática superação das desigualdades; transformação ecológica e descarbonização da economia com maior inclusão social; governança e educação Ambiental, participação e controle social.
As propostas apresentadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas que será debatido nas Conferências Estaduais.
03 de abril de 2025 ás 10:04
A pedido do vereador Charles Amaral, a Câmara Municipal de Olímpia realizou uma audiência pública para discutir e avaliar o primeiro ano de operaçã...
25 de março de 2025 ás 12:05
A Câmara Municipal realizou na noite de ontem, 24 de março, a partir das 18 horas, a 6ª sessão ordinária. A partir das 18 horas, os munícipes inter...
14 de março de 2025 ás 11:11
Em busca de soluções e alternativas para enfrentar os desafios da saúde do município, a prefeitura municipal, representada pela secretaria municipa...
11 de março de 2025 ás 11:35
O ano legislativo de 2025 teve prosseguimento na noite de ontem, 10 de março. Os vereadores se reuniram na Câmara Municipal de Olímpia para a reali...
06 de março de 2025 ás 10:28
A Câmara Municipal de Olímpia aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei complementar 367/2025, que regulamenta o porte de armas para a Guard...
19 de fevereiro de 2025 ás 14:57
Visando estreitar os laços com os munícipes, a Câmara Municipal recebeu nesta manhã, 19 de fevereiro, a visita de alunos da Escola Estadual Maria U...
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!