• Facebook
  • Notícias

    Visualize fotos
    05/02/2021
    Nota de esclarecimento

    A Câmara Municipal vem a público sanar as dúvidas que recentemente surgiram em virtude da tramitação do projeto de emenda à lei orgânica 40/2021. A referida matéria tramitou em primeiro turno na última sessão ordinária, realizada no dia 01 de fevereiro.

    Na ocasião, foram detalhados os pontos fulcrais do projeto em questão e a proposição, ao conseguir os votos de que necessitava para o seu prosseguimento, foi aprovada pela maioria absoluta dos membros da Câmara.

    Em virtude da aprovação da matéria, algumas informações foram veiculadas pelos meios de comunicação e a instituição, enquanto componente do poder público, tem por obrigação esclarecer quaisquer imprecisões que por ventura tenham ocorrido.

    Torna-se importante frisar que a matéria versa sobre a alteração do texto da lei orgânica por meio de uma emenda. A mudança no texto refere-se à dois pontos: números de vereadores e o subsídio dos mesmos.

    No que tange ao número de componentes do legislativo, é válido frisar que a proposição está somente adequando o texto da lei orgânica ao texto da constituição federal. No artigo 29, inciso IV, alínea do texto constitucional é expresso: “para a composição das Câmaras Municipais, será observado o limite máximo [...] de 15 (quinze) Vereadores, nos Municípios de mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes e de até 80.000 (oitenta mil) habitantes”.

    Uma vez que a população de Olímpia, em pesquisa realizada no último censo populacional divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, encontra- se na casa dos 54 mil habitantes, nota-se que a composição da Câmara proposta pela proposição está de acordo com a legislação federal. Ainda que nesses casos a Constituição permita que o número de vereadores possa chegar a quinze, é necessário esclarecer que a proposta de alteração trata do acréscimo de 3 edis, somados aos 10 já existentes.

    No que se refere ao subsídio (remuneração ) dos vereadores , encontra-se também expresso no texto da Constituição Federal o limite máximo a ser obedecido : “o subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subsequente, observado o que dispõe esta Constituição, observados os critérios estabelecidos na respectiva Lei Orgânica e os seguintes limites máximos: [..] em Municípios de cinquenta mil e um a cem mil habitantes, o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a quarenta por cento do subsídio dos Deputados Estaduais”. A informação mencionada encontra-se no artigo 29 , inciso VI , alínea c do texto constitucional.

    Embora o subsídio recebido pelos representantes do poder legislativo possa chegar até o percentual de 40% do subsídio recebido pelos deputados estaduais , a fixação da remuneração somente será definida após edição de um projeto de lei  a respeito do assunto . O referido projeto deve ser aprovado até o ano de 2024 para que possa ter validade na legislatura que se iniciará no ano de 2025.

    Sendo assim , assim como a alteração do subsídio , a modificação do número de vereadores , ambos obedecendo ao disposto na Constituição Federal , só será aplicada na próxima legislatura. Isto comprova que não existe quaisquer indícios de legislatura em causa própria ou conflito de interesses por parte dos atuais vereadores.

    A proposta de emenda à lei orgânica encontra-se disponível no site da instituição, cujo endereço é https://www.camaraolimpia.sp.gov.br/ , na seção de proposituras. Em todo e qualquer caso de dúvidas sobre os procedimentos realizados no legislativo, recomenda-se que entre em contato com a Câmara Municipal para evitar  a disseminação de notícias falsas,  dificultando assim  o acesso à informação.

     

     

     

     

    Fique por dentro

    Outras Notícias


    Câmara recebe representantes do Conselho de Pastores de Olímpia

    04 de fevereiro de 2021 ás 11:14

    A Câmara Municipal recebeu na manhã de hoje , 04 de fevereiro , a visita dos pastores  Manoel Maria da Silva e Roberto Lucas Martins. Ambos são mem...

    Leia Mais

    Primeira sessão ordinária do ano marca início do ano legislativo na Câmara Municipal

    02 de fevereiro de 2021 ás 12:52

    Na noite de ontem, 1 de fevereiro, foi dado início ao ano legislativo na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Ainda não podendo conta...

    Leia Mais

    Oficial de registro civil e de imóveis visita a Câmara

    22 de janeiro de 2021 ás 12:45

    Em uma conversa informal, dando continuidade às visitas de boas vindas aos novos vereadores, a Câmara teve a presença, na manhã de hoje, 22 de jane...

    Leia Mais

    Câmara recebe visita do presidente da Associação do Centro de Convivência do Idoso Grupo Nova Esperança

    21 de janeiro de 2021 ás 11:49

    Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete o senhor Alair Faria Oliveira e seu filho Edson Lazov Ol...

    Leia Mais

    Representando a Câmara Municipal , Presidente Zé Kokão comparece à primeira vacinação contra o covid-19

    21 de janeiro de 2021 ás 11:28

    Na manhã de hoje, 21 de janeiro, Olímpia deu um importante passo em sua história com o início da vacinação contra o covid-19. A aplicação da primei...

    Leia Mais

    Câmara recebe o intérprete e tradutor de libras que colaborará nas sessões legislativas

    19 de janeiro de 2021 ás 12:00

               A câmara municipal da Estância Turística de Olímpia terá tradutor/ intérprete de libras nas sessões legislativas a partir deste ano. O...

    Leia Mais



    Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!

    Funções de acessibilidade
    Acessibilidade
    Contraste
    Aumentar a fonte
    Diminuir a fonte