A Ação Direta de Inconstitucionalidade-Adin, movida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo/TJSP contra a Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia, devido aos cargos comissionados contratados fora da conformidade da lei, acaba de ser arquivada, após comunicação da Casa de Leis de que o problema estava sanado com a exoneração daqueles funcionários ocupando os cargos apontados.
Como se sabe, a Câmara tomou providências imediatas quanto à situação, resolvendo-a ainda antes da ação transitar em julgado.
A Câmara, diz o presidente Gustavo Pimenta (PSDB), foi condenada pela Justiça, “mas não estava totalmente errada, foi uma questão de interpretação. Mas, em respeito à Justiça, tomamos a decisão pela exoneração antes do julgado. Por isso agora vemos nosso processo ser arquivado”.
“Nosso Jurídico, quando a ação transitou em julgado, juntou toda a documentação comprobatória de que havíamos cumprido a decisão e a encaminhou ao Tribunal. Logo depois o desembargador pediu para arquivar”, prosseguiu Pimenta.
De acordo com o presidente, na semana retrasada chegou ao Tribunal cópia de uma Representação contra os vereadores assinada pela promotora de Justiça da 2ª Vara de Olímpia, Valéria Andrea Ferreira de Lima, informando que a Câmara não havia cumprido a decisão. O TJ então solicitou uma justificativa que já foi providenciada e dado o esclarecimento devido.
Esta situação da Câmara teve seu capítulo final em março, quando foi aprovado o Substitutivo 01/2018 ao projeto de Resolução nº 264/2018, Avulso nº 67/2018, de autoria da Mesa Diretora, que dispunha sobre a criação de cargos de provimento em comissão. No total, foram seis cargos com 15 vagas, uma vez que um deles, o de Assessor de Vereador, dispõe de 10 vagas.
ADEQUAÇÃO AO QUE
FOI DETERMINADO
A criação destes novos cargos foi, na verdade, uma adequação ao que o Tribunal de Justiça determinou, por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade-Adin, com mudanças de nomenclaturas dos cargos extintos, cuja decisão judicial havia dado como inconstitucionais.
Agora, com a situação resolvida, o presidente reitera: “Não se tratou de nenhum ato de má-fé, ou ‘drible’ na Justiça. Foi feita uma adequação ao que o Tribunal determinou. Ou seja, cargos em comissão são da confiança de quem indica, e cargos técnicos são preenchidos por concursos que, aliás, já está em pleno curso, com a publicação do Edital feita na semana passada, e a abertura de inscrições para o concurso a partir do dia 20 deste mês. Foram apenas adequações que fizemos, em respeito à decisão judicial”.
COMO FOI
Como se sabe, o Tribunal de Justiça de São Paulo-TJSP, por seu Órgão Especial, julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade-Adin, opondo-se à contratação de funcionários em regime comissionado para, pelo menos, cinco cargos, incluindo assessores de vereadores, que ocupam 10 vagas. Em consequência, a Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia exonerou um total de 15 ocupantes desta modalidade de cargos no Legislativo, na semana retrasada.
Porém, ato contínuo, a Mesa recriou tais cargos sob novos nomes. O projeto de Resolução teve apresentado um Substitutivo (01/2018), no qual foram feitas ligeiras mudanças nos textos dos artigos 2º e 3º, tornando-os mais explícitos, e inseridos os Incisos 1º e 2º no Artigo 3º, tornando a peça Legislativa como um todo, mais específica.
Foram criados os cargos de Chefe do Departamento Jurídico, Chefe da Secretaria, Chefe da Contabilidade, Tesouraria e RH, Assessor da Mesa Diretora, Chefe de Imprensa e Cerimonial e Assessor de Vereador. Para o primeiro cargo, a exigência é formação em Direito; para os demais cargos, formação superior, e somente para Assessor de Vereador que a exigência é o Ensino Médio.
Os vencimentos dos cargos de chefia e de Assessor de Mesa Diretora serão de R$ 5 mil (cinco deles) enquanto o de Assessor de Vereador, é de R$ 3 mil.
05 de fevereiro de 2021 ás 13:04
A Câmara Municipal vem a público sanar as dúvidas que recentemente surgiram em virtude da tramitação do projeto de emenda à lei orgânica 40/2021. A...
04 de fevereiro de 2021 ás 11:14
A Câmara Municipal recebeu na manhã de hoje , 04 de fevereiro , a visita dos pastores Manoel Maria da Silva e Roberto Lucas Martins. Ambos são mem...
02 de fevereiro de 2021 ás 12:52
Na noite de ontem, 1 de fevereiro, foi dado início ao ano legislativo na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Ainda não podendo conta...
22 de janeiro de 2021 ás 12:45
Em uma conversa informal, dando continuidade às visitas de boas vindas aos novos vereadores, a Câmara teve a presença, na manhã de hoje, 22 de jane...
21 de janeiro de 2021 ás 11:49
Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete o senhor Alair Faria Oliveira e seu filho Edson Lazov Ol...
21 de janeiro de 2021 ás 11:28
Na manhã de hoje, 21 de janeiro, Olímpia deu um importante passo em sua história com o início da vacinação contra o covid-19. A aplicação da primei...
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!