A sessão de segunda feira (12/9) votou em regime de urgência e aprovou o projeto de lei 5112 de autoria do vereador Marcão Coca (PPS) que dispõe sobre a obrigatoriedade da contratação de mão de obra local pelas empresas instaladas no Município de Olímpia. Não foi uma discussão fácil porque uma ala da comissão de Justiça e Redação questionou a inconstitucionalidade da propositura.
Antes de iniciada a sessão a vereadora Cristina Reale (PR) foi chamada pelo presidente Salata para ocupar o lugar de segundo secretário da mesa diretora.
Foi aprovado também, em segundo turno o projeto de lei que dispõe sobre o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, o Condema. Passou também a proposta sobre qualificação das entidades sem fins lucrativos como organizações sociais.
Outro projeto aprovado foi o Núcleo de Gestão Pública, NGP da prefeitura da Estância Turistica de Olímpia e dá outras providencias.
O vereador Marco Antônio Parolim de Carvalho explicou que tem visto muito desemprego aqui em Olimpia estudou o caso e decidiu apresentar a proposta de reservar 70% das vagas das empresas a olimpienses.
No caso das mulheres serão 15% das vagas que se não forem preenchidas serão destinadas aos homens. No caso de cargos de chefias ou especialização essa medida não vale.
Houve discussão antes da aprovação da lei que foi considerada inconstitucional por alguns vereadores, principal ponto levantado por Marcão da Gazeta(PSDB), mas que teve um voto de confiança do vereador Hilário Ruiz(PSD).
No tempo regimental poucos vereadores usaram a tribuna entre eles Hilário Ruiz para referir com ironia sobre o Centro Educativo Unificado, Ceu dizendo que ele está nas nuvens para desespero dos moradores do Jardim Luiza e Santa Sé.
Em seguida fez uso da palavra a vereadora Cristina Reale do PR para dizer detalhadamente da distribuição de 300 mil reais em setores da Santa Casa, e reafirmar as indicações que fez ao presidente da Prodem e ao secretário Biagi.
O Pastor Leonardo (SDD) veio em seguida lembrar ao colega Hilário que o Ceu é uma realidade e tem data marcada para inauguração dia 29/9/2016 e que o edil estava desinformado ao se portar ironicamente na Tribuna
Finalmente subiu a tribuna o vereador Marcão Coca (PPS), para explicar e defender seu projeto para combater o desemprego gerado pela crise em nossa cidade. O projeto levantou polêmica de imediato, porque alguns vereadores disseram que ele era inconstitucional provocando algumas discussões acirradas.
GALERIA DE FOTOS
Confira as fotos desta sessão:
05 de fevereiro de 2021 ás 13:04
A Câmara Municipal vem a público sanar as dúvidas que recentemente surgiram em virtude da tramitação do projeto de emenda à lei orgânica 40/2021. A...
04 de fevereiro de 2021 ás 11:14
A Câmara Municipal recebeu na manhã de hoje , 04 de fevereiro , a visita dos pastores Manoel Maria da Silva e Roberto Lucas Martins. Ambos são mem...
02 de fevereiro de 2021 ás 12:52
Na noite de ontem, 1 de fevereiro, foi dado início ao ano legislativo na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Ainda não podendo conta...
22 de janeiro de 2021 ás 12:45
Em uma conversa informal, dando continuidade às visitas de boas vindas aos novos vereadores, a Câmara teve a presença, na manhã de hoje, 22 de jane...
21 de janeiro de 2021 ás 11:49
Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete o senhor Alair Faria Oliveira e seu filho Edson Lazov Ol...
21 de janeiro de 2021 ás 11:28
Na manhã de hoje, 21 de janeiro, Olímpia deu um importante passo em sua história com o início da vacinação contra o covid-19. A aplicação da primei...
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!