Na noite de ontem, 08 de abril, foi realizada a 72ª sessão ordinária, da 17ª legislatura. Antes do início dos trabalhos legislativos, na porta da câmara, houve a realização de uma assembleia do sindicato dos servidores públicos municipais comandada pelo seu presidente, Jesus Buzzo. O encontro ocorreu devido ao fato de que o reajuste dos servidores seria votado na sessão de logo mais.
A sessão ordinária contou com a presença de inúmeros servidores e demais representantes do sindicato da categoria. Durante a sessão, os presentes manifestaram-se, dialogando com os vereadores, mostrando seus posicionamentos com relação aos assuntos tratados. O projeto de lei nº 5467, avulso nº34/2019, de autoria do executivo municipal, referente ao reajuste de vencimentos e salários dos servidores municipais, como era previsto, foi a matéria de maior repercussão e discussão no plenário.
O projeto, que possuía urgência para discussão e votação de redação final, foi discutido e votado em duas rodadas. Após a primeira votação ter tido o placar de rejeição da proposta de 5 votos a 4, o vereador Fernando Silva - Fernandinho- (PSD), solicitou a suspensão da sessão por 10 minutos, para que fosse discutida entre os vereadores o projeto em questão, antes da segunda discussão e votação. Aprovada pelo plenário, o presidente da Casa, Antônio Delomodarme – Niquinha-, suspendeu a Sessão.
Após o retorno do período de 10 minutos, os vereadores, em segunda discussão e votação, mantiveram suas posições em relação ao assunto e o projeto foi rejeitado novamente pelo placar de 5 votos contrários e 4 favoráveis à proposta de reajuste. Votaram favoravelmente ao reajuste: João Magalhães, líder do prefeito; Fernando Roberto da Silva, Zé das Pedras e o vice-presidente da câmara, Marco Antônio Parolim de Carvalho - Marcão Coca . Contrários à atual proposta de reajuste votaram: Hélio Lisse Júnior, Flávio Olmos, Luiz Gustavo Pimenta, Luiz Antônio Ribeiro – Luiz do Ovo- e Luiz Antônio Moreira Salata.
Após a rejeição de ontem, o sindicato tentará uma nova rodada de negociações com o Prefeito, a fim de se chegar a um acordo que satisfaça ambas as partes envolvidas. Após a rejeição do reajuste, a matéria colocada em votação foi a referente ao projeto de acréscimo no valor do auxílio alimentação. O projeto de nº 5468, avulso nº 35/2019, de autoria do executivo, assim como o projeto anteriormente votado, foi rejeitado pelo placar de 5 votos a 4. O posicionamento dos vereadores perante ao assunto foi o mesmo do tido com relação ao reajuste salarial.
Na sequência, foram colocados em discussão e votação os projetos de lei nº 5471 e 5473, avulso 40 e 43 /2019, ambos de autoria do executivo. Os referidos projetos, por se tratarem da mesma temática, isto é, a solicitação de abertura de crédito suplementar, foram votados em bloco. As duas proposições foram aprovadas por unanimidade em primeira e segunda discussão e votação.
O projeto nº 5470/2019, avulso nº 38/2019, de autoria da Mesa Diretora, o qual dispõe sobre o reajuste de salários e vencimentos dos servidores da câmara, foi aprovado com o placar de 5 votos a 4. Posicionaram-se favoráveis ao reajuste os vereadores João Magalhães, Fernandinho, Zé das Pedras, Hélio Lisse e o vice-presidente, Marcão Coca. Estiveram contrários à proposta Flávio Olmos, Gustavo Pimenta, Luiz do Ovo e Luiz Salata.
De autoria do presidente Niquinha o projeto de decreto legislativo nº 504/2019, avulso nº 37/2019, que dispõe sobre a concessão do título de cidadão honorário de Olímpia ao ilustríssimo senhor Henrique Duarte Prata, foi aprovado por unanimidade em discussão e votação única.
Atendendo ao requerimento solicitado pelo vereador Fernandinho (PSD), a sessão foi encerrada em homenagem póstuma em memória da saudosa senhora Marilena Vietti Aidar.
A próxima sessão legislativa ocorrerá no dia 22 de abril.
05 de fevereiro de 2021 ás 13:04
A Câmara Municipal vem a público sanar as dúvidas que recentemente surgiram em virtude da tramitação do projeto de emenda à lei orgânica 40/2021. A...
04 de fevereiro de 2021 ás 11:14
A Câmara Municipal recebeu na manhã de hoje , 04 de fevereiro , a visita dos pastores Manoel Maria da Silva e Roberto Lucas Martins. Ambos são mem...
02 de fevereiro de 2021 ás 12:52
Na noite de ontem, 1 de fevereiro, foi dado início ao ano legislativo na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Ainda não podendo conta...
22 de janeiro de 2021 ás 12:45
Em uma conversa informal, dando continuidade às visitas de boas vindas aos novos vereadores, a Câmara teve a presença, na manhã de hoje, 22 de jane...
21 de janeiro de 2021 ás 11:49
Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete o senhor Alair Faria Oliveira e seu filho Edson Lazov Ol...
21 de janeiro de 2021 ás 11:28
Na manhã de hoje, 21 de janeiro, Olímpia deu um importante passo em sua história com o início da vacinação contra o covid-19. A aplicação da primei...
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!