• Facebook
  • Notícias

    Visualize fotos
    25/10/2016
    Câmara aprova diminuição do IPTU com o novo cálculo da taxa de lixo em Olímpia

    Uma sessão qualificada por seu presidente como interessante em que, segundo ele, foi retomado o vigor de antes das eleições em que todos os vereadores mostraram senso de responsabilidade na votação importante da gestão dos resíduos sólidos a questão do lixo.

    No tempo regimental, só dois vereadores fizeram uso da palavra na tribuna: Hilário Ruiz(PSD) e Cristina Reale (PR).

    Falou inicialmente o vereador Hilário para observar que a despeito do executivo ter, com o governo federal, trazido muitas casas para Olímpia “tenho o receio do crescimento desordenado nos bairros Harmonia e outros que concentram 10 mil pessoas mais ou menos em área restrita de uma hora para outra”. Disse também da alegria de deixar o cargo tendo conseguido !00 mil reais para a Santa Casa de uma verba parlamentar destinada pelo deputado federal do PT, José Mentor.

    Cristina Reale subiu ao parlatório para assinalar requerimentos e indicações aproveitando a presença do secretário de governo João Paulo, o Pitta disse ainda do perigo da lombada situada na Waldemar Lopes Ferraz que já derrubou muitos motoqueiros e depois mencionando em homenagem ao dia dos professores e as ações do outubro Rosa contra o câncer de colo do útero e das mamas que atinge às mulheres particularmente as olimpienses.

    Antes de passar a Ordem do Dia. O presidente Salata agradeceu a presença das crianças e professoras da Escola Tia Elza que se comportaram com civismo admiravel até o final da sessão.

    A sessão foi suspensa por 5 minutos para que houvesse um acordo de bancada, nesse meio tempo o plenário foi tomado pelos vereadores para obterem um consenso sobre a nova lei de resíduos sólidos reduzindo de mil litros para duzentos litros por família.

    Destaque na votação

    Passou-se em seguida à ordem do Dia quando inúmeros projetos foram examinados a partir de um, do vereador Marcão Coca(PPS) vetado totalmente que dispunha da obrigatoriedade da contratação de mão de obra local pelas empresas instaladas no município de Olímpia que foi retirado para posterior apreciação em outra sessão futura.

    Veio então uma questão que gerou polêmica “A gestão integrada de Resíduos Sólidos enfocada por quase todos os vereadores como a delicada questão da taxa de lixo que foi responsável pela criação do imposto do IPTU.

    Toda a polêmica foi levantada pelo vereador Hilário que entre outras coisas disse não aceitar a colocação da matéria com regime de urgência e “corrermos o risco de votar o projeto sem considerarmos o fato de discuti-la com a sociedade”.

    Tendo em vista que poderia não se chegar a um acordo, o presidente Luiz Salata(PP) propôs uma suspensão de cinco minutos da sessão para entendimento dos senhores vereadores e uma votação mais tranquila.

    Na retomada da sessão falou o vereador Beto Puttini(PTB) dizendo que ia votar pela aprovação mas que desconhecia o teor do projeto. E que isso constasse em ata como suas falas a respeito. Entendo que a população estará pagando menos pela taxa do lixo.

    Em seguida falou o líder do prefeito Pastor Leonardo(SDD) para lembrar que está se retirando ou reduzindo o valor da taxa de lixo para beneficiar a população como um todo. Marcão Coca disse também que estava claro que a taxa de lixo aumentou o IPTU.

    Em seguida falou a vereadora Cristina Reale enfatizando que na campanha se chegou à conclusão de que a taxa do lixo foi a responsável pelo aumento do IPTU. No que foi secundada pelo vereador Marcelo da Branca.

    Visão Tecnológica da sessão

    Marcão do Gazeta(PSDB) disse ainda que em nosso município se paga por litro. Guto Zanette (PSB)fez coro com os colegas de que ia votar a favor e falou que está sempre a favor do que beneficie a população.

    O presidente Salata aproveitou a brecha e convocou os vereadores a prestigiarem semana que vem a Audiência Pública da Lei de Orçamento Anual.

    Beto Puttini falou então que foi “uma questão de coragem e responsabilidade a votação do IPTU de que se orgulha”.

    Ocorreu em seguida a votação que foi aprovada por sete a dois (ressalvas de Hilário e Adriano)

    Na sequência foram votados os projetos de lei de consolidação das ruas. E como últimos projetos um de oftalmologia nas escolas municipais e outro sobre proteção do Patrimônio Imaterial de Olímpia tais como produtos de artesanato, por exemplo.

    Houve com relação a estes últimos encorajamento a vereadora contra um possível veto da prefeitura.

    GALERIA DE FOTOS

    Confira as fotos desta sessão:

    Fique por dentro

    Outras Notícias


    Nota de esclarecimento

    05 de fevereiro de 2021 ás 13:04

    A Câmara Municipal vem a público sanar as dúvidas que recentemente surgiram em virtude da tramitação do projeto de emenda à lei orgânica 40/2021. A...

    Leia Mais

    Câmara recebe representantes do Conselho de Pastores de Olímpia

    04 de fevereiro de 2021 ás 11:14

    A Câmara Municipal recebeu na manhã de hoje , 04 de fevereiro , a visita dos pastores  Manoel Maria da Silva e Roberto Lucas Martins. Ambos são mem...

    Leia Mais

    Primeira sessão ordinária do ano marca início do ano legislativo na Câmara Municipal

    02 de fevereiro de 2021 ás 12:52

    Na noite de ontem, 1 de fevereiro, foi dado início ao ano legislativo na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Ainda não podendo conta...

    Leia Mais

    Oficial de registro civil e de imóveis visita a Câmara

    22 de janeiro de 2021 ás 12:45

    Em uma conversa informal, dando continuidade às visitas de boas vindas aos novos vereadores, a Câmara teve a presença, na manhã de hoje, 22 de jane...

    Leia Mais

    Câmara recebe visita do presidente da Associação do Centro de Convivência do Idoso Grupo Nova Esperança

    21 de janeiro de 2021 ás 11:49

    Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete o senhor Alair Faria Oliveira e seu filho Edson Lazov Ol...

    Leia Mais

    Representando a Câmara Municipal , Presidente Zé Kokão comparece à primeira vacinação contra o covid-19

    21 de janeiro de 2021 ás 11:28

    Na manhã de hoje, 21 de janeiro, Olímpia deu um importante passo em sua história com o início da vacinação contra o covid-19. A aplicação da primei...

    Leia Mais



    Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!

    Funções de acessibilidade
    Acessibilidade
    Contraste
    Aumentar a fonte
    Diminuir a fonte