• Facebook
  • Notícias

    Visualize fotos
    29/08/2018
    Câmara aprovou e projeto de desdobro de terrenos já é lei

    A Câmara de Vereadores da Estância Turística de Olímpia aprovou em segunda discussão e votação na sessão ordinária desta segunda-feira, 27, dentre os cinco projetos oriundos do Executivo Municipal, o Projeto de Lei 5.374/2018, Avulso 68/2018, que dispõe sobre autorização excepcional para desdobro de terreno. Uma vez aprovado em fase final, o projeto foi encaminhado ao Executivo que já o transformou na Lei 4.381, de 29 de agosto de 2018.

    Trata-se de uma importante decisão, uma vez que vem resolver uma situação que há anos aflige proprietários de terrenos com medidas fora das especificações para registro em Cartório.

    Esta Lei autoriza o Executivo a, excepcionalmente até 31 de dezembro de 2019, conceder a licença e consequentemente reaprovar projetos de desdobro que tenham sido aprovados na vigência da Lei nº 3.554, de 9 de agosto de 2011, de terreno com área superficial mínima de 125 metros quadrados, e frente mínima de 5 metros, em loteamentos devidamente regularizados no Jardim Santa Fé, Jardim Santa Ifigênia, Jardim Paulista, Jardim Cisoto, Jardim Menina-Moça II, São José, Vila Mouco, Vila Raia, Jardim Garcez e Vila Santa Terezinha, com emissão de alvará anterior a 3 de marco de 2000, e em parcelamentos, fracionamentos e/ou desmembramentos devidamente regularizados e com emissão de alvará anterior a 31 de dezembro de 2003, aplicando-se as mesmas disposições aos fracionamentos, desmembramentos, parcelamentos e/ou loteamentos, regularizados e registrados anteriormente a 3 de marco de 2000, e a vigência da Lei Federal nº 6.766/79, excetuando-se os loteamentos não mencionados que deverão ter solicitação especifica para avaliação junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, que consultará a Secretaria Municipal de Assistência Social para avaliação de necessidade social.

    A lei exige, porém, que sejam aplicadas ao desdobro as demais disposições urbanísticas vigentes para as regiões em que se situem ou, na ausência destas, as disposições urbanísticas exigidas para o loteamento.

    VISTORIA 'IN LOCO'
    Além disso, estabelece como requisito essencial para reaprovação de desdobro a realização de vistoria “in loco” pelo Departamento de Engenharia Municipal, bem como, a apresentação da documentação relativa à aprovação na vigência da Lei nº 3.554, de 9 de agosto de 2011.

    E caso o proprietário ou os proprietários não se enquadrem neste quesito, deverão apresentar como documentação comprobatória os seguintes documentos: certidão da DAEMO Ambiental ou CPFL, especificando a data de ligação de água ou energia elétrica; contrato particular de compra e venda; os documentos acima relacionados deverão estar em nome dos proprietários que farão jus ao desdobro.

    A Lei estabelece, ainda, que após a apresentação do rol de documentos elencados no parágrafo anterior, haverá realização de vistoria “in loco” pela Secretaria Municipal de Obras, Engenharia e Infraestrutura e a Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento, mediante a expedição de laudo conclusivo da situação encontrada.

    Já os loteamentos, fracionamentos e desmembramentos, em que o loteador impôs restrições quanto ao tamanho dos lotes quando da elaboração do projeto urbanístico, não serão alcançados pelas determinações acima.

    Fique por dentro

    Outras Notícias


    Nota de esclarecimento

    05 de fevereiro de 2021 ás 13:04

    A Câmara Municipal vem a público sanar as dúvidas que recentemente surgiram em virtude da tramitação do projeto de emenda à lei orgânica 40/2021. A...

    Leia Mais

    Câmara recebe representantes do Conselho de Pastores de Olímpia

    04 de fevereiro de 2021 ás 11:14

    A Câmara Municipal recebeu na manhã de hoje , 04 de fevereiro , a visita dos pastores  Manoel Maria da Silva e Roberto Lucas Martins. Ambos são mem...

    Leia Mais

    Primeira sessão ordinária do ano marca início do ano legislativo na Câmara Municipal

    02 de fevereiro de 2021 ás 12:52

    Na noite de ontem, 1 de fevereiro, foi dado início ao ano legislativo na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Ainda não podendo conta...

    Leia Mais

    Oficial de registro civil e de imóveis visita a Câmara

    22 de janeiro de 2021 ás 12:45

    Em uma conversa informal, dando continuidade às visitas de boas vindas aos novos vereadores, a Câmara teve a presença, na manhã de hoje, 22 de jane...

    Leia Mais

    Câmara recebe visita do presidente da Associação do Centro de Convivência do Idoso Grupo Nova Esperança

    21 de janeiro de 2021 ás 11:49

    Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete o senhor Alair Faria Oliveira e seu filho Edson Lazov Ol...

    Leia Mais

    Representando a Câmara Municipal , Presidente Zé Kokão comparece à primeira vacinação contra o covid-19

    21 de janeiro de 2021 ás 11:28

    Na manhã de hoje, 21 de janeiro, Olímpia deu um importante passo em sua história com o início da vacinação contra o covid-19. A aplicação da primei...

    Leia Mais



    Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!

    Funções de acessibilidade
    Acessibilidade
    Contraste
    Aumentar a fonte
    Diminuir a fonte