Depois da ultima sessão de outubro compareceu a pedido do presidente Salata o corpo diretivo da Santa Casa para esclarecer fatos e circunstancias da atual gestão. O ato faz parte da nova diretriz da administração da casa de leis que começou com a presença do superintendente do DAEMO Toni Motta, continuou com a presença do representante do cemitério São José, prosseguiu com o presidente da PRODEM Amauri Hernandes passou pela diretoria regional da CPFL e agora, atendendo a convocação da câmara chegou a vez da Santa Casa.
Para o atual provedor da Santa Casa, Mário Francisco ´Montini,” a Santa Casa não fechará nunca e que o sentimento que ele tem pelo hospital é de amor e que amor não se explica”. Comentou no decorrer de sua explanação que existem planos para colocar a Beneficência Portuguesa de novo a serviço dos olimpienses.
Ele foi um dos três diretores que na noite desta segunda feira compareceu à Câmara prestar esclarecimentos sobre os últimos acontecimentos na Santa Casa de Olímpia, o outros foram Dr Nilton Roberto Martinez, do corpo clínico e Vivaldo Mendes Vieira, diretor administrativo.
O provedor da Santa Casa, Mário Francisco Montini apresentou a situação da Santa Casa de Olímpia no contexto das demais 2 mil e 100 Santas Casas pelo Brasil para as quais o SUS não repassa o que deve deixando-as na penúria embora atendam 80 milhões de pessoas. Com isso, em vários locais elas vão se encolhendo ou fechando mesmo suas portas.
Antes de passar a palavra aos demais, o Dr. Montini disse que não viu o ministério público prender os executores do SUS por improbidade administrativa uma vez que a gestão deles é reconhecidamente danosa ao Estado.
Dr Nilton foi à tribuna rebater ponto por ponto a entrevista da anestesista Thalita Lima Ezarchi e aproveitou para dizer que os olimpienses deveriam cobrar dois reais como taxa de turismo dos turistas do Thermas dos Laranjais para destinar a Santa Casa, mais para frente comentou “os olimpienses financiam a saúde dos turistas quando deveria ser o contrário”.
Disse que a médica faltou com a ética ofendendo gravemente seu colega Luiz Henrique Vicente chamando-o de defasado e disse, entre outras coisas que não existem drogas ultrapassadas porque se assim fosse o governo retiraria de uso e que o Dr Luiz Henrique fez cinquenta mil cirurgias sem nenhum óbito sequer, atestando sua idoneidade e retidão.
Encerrando sua longa fala Dr Nilton explicou que a doutora Thalita não faz parte do corpo médico da Santa Casa porque ficou constrangida de participar de uma comunidade da qual criticou e não teve a coragem de se desculpar. Dr Nilton disse ainda que um médico ou funcionário do hospital deve receber por seu serviços.
A seguir veio o diretor administrativo do hospital, Vivaldo Mendes Vieira mostrar quais os planos, quais as fraquezas e onde está a razão da crise vivida pela instituição nesta administração. Nesse capítulo existe, apesar do esforço, maior despesa que receita e que as despesas vencidas e por vencer superam a receita, razão pela qual, mesmo tendo sido implantado controle de gastos ainda são superiores.
Disse que de um total de 855.000 mil reais de recursos o gasto mensal e de 997.000 mil reais o que representa um déficit de 142.000 mil reais .
Aberto o debate, o vereador Hilário Ruiz perguntou quando a UTI ia voltar a funcionar. O doutor Nilton explicou que tecnicamente não estava fechada, mas que de fato passou de sete para cinco leitos e que um médico intensivista estava sendo procurado para reforçar o quadro do hospital. Foi veemente ao dizer que “Se não houver UTI, deixo a Santa Casa “.
Paulo Pòleselli disse que no ano passado apresentou um projeto para taxar os turistas com objetivo de reverter a renda para a Santa Casa mas até agora o projeto anda a passos de tartaruga. Depois perguntou se a Santa Casa tinha o risco de fechar no que foi respondido por Montini que não e pelo médico Dr Nilton que chegou a pensar em jogar a toalha, mas foi instado a não desistir.
Dr Nilton falou ainda da proposta da Faculdade Unilago de fazer um curso de residência médica na Santa Casa de Olímpia o que daria um gás novo ao hospital.
A seguir o presidente Salata fez uso da palavra e disse que todos os vereadores deveriam ir a seus deputados votados em Olimpia e tentar conseguir verbas para a cidade uma vez que no conta-gotas do governo verbas de 70 mil reais ainda estão sem destinação (cidade destino) e serão aprovadas e estão paradas verbas do ano passado, cita o seu caso, ainda não foram autorizadas.
A Secretária da Saúde Silvia Forti representante do prefeito Geninho passou pelo microfone e fez um elogio ao heroísmo dos dirigentes da Santa Casa ali representados. E disse que estava na hora de cobrar um novo pacto republicano do governo federal.
Finalmente a vereadora Cristina Reale também usou da palavra parabenizando os representantes da Santa Casa e criticando duramente o governo federal pela crise vivida pelo país. No final o provedor Montini fez um agradecimento aos funcionários e colaboradores citando vários nominalmente antes de passar a palavra ao presidente para finalizar a sessão, que terminou sob aplausos gerais.
GALERIA DE FOTOS
Clique na imagem abaixo e confira as fotos desta reportagem:
05 de fevereiro de 2021 ás 13:04
A Câmara Municipal vem a público sanar as dúvidas que recentemente surgiram em virtude da tramitação do projeto de emenda à lei orgânica 40/2021. A...
04 de fevereiro de 2021 ás 11:14
A Câmara Municipal recebeu na manhã de hoje , 04 de fevereiro , a visita dos pastores Manoel Maria da Silva e Roberto Lucas Martins. Ambos são mem...
02 de fevereiro de 2021 ás 12:52
Na noite de ontem, 1 de fevereiro, foi dado início ao ano legislativo na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Ainda não podendo conta...
22 de janeiro de 2021 ás 12:45
Em uma conversa informal, dando continuidade às visitas de boas vindas aos novos vereadores, a Câmara teve a presença, na manhã de hoje, 22 de jane...
21 de janeiro de 2021 ás 11:49
Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete o senhor Alair Faria Oliveira e seu filho Edson Lazov Ol...
21 de janeiro de 2021 ás 11:28
Na manhã de hoje, 21 de janeiro, Olímpia deu um importante passo em sua história com o início da vacinação contra o covid-19. A aplicação da primei...
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!