• Facebook
  • Notícias

    Visualize fotos
    27/10/2015
    Diretoria da Santa Casa comparece à Câmara para prestar contas e esclarecimentos

     

    Depois da ultima sessão de outubro compareceu a pedido do presidente Salata o corpo diretivo da Santa Casa para esclarecer fatos e circunstancias da atual gestão. O ato faz parte da nova diretriz da administração da casa de leis que começou com a presença do superintendente do DAEMO Toni Motta, continuou com a presença do representante do cemitério São José, prosseguiu com o presidente da PRODEM Amauri Hernandes passou pela diretoria regional da CPFL e agora, atendendo a convocação da câmara chegou a vez da Santa Casa.



    Para o atual provedor da Santa Casa, Mário Francisco ´Montini,” a Santa Casa não fechará nunca e que o sentimento que ele tem pelo hospital é de amor e que amor não se explica”. Comentou no decorrer de sua explanação que existem planos para colocar a Beneficência Portuguesa de novo a serviço dos olimpienses.

    Ele foi um dos três diretores que na noite desta segunda feira compareceu à Câmara prestar esclarecimentos sobre os últimos acontecimentos na Santa Casa de Olímpia, o outros foram Dr Nilton Roberto Martinez, do corpo clínico e Vivaldo Mendes Vieira, diretor administrativo.

    O provedor da Santa Casa, Mário Francisco Montini apresentou a situação da Santa Casa de Olímpia no contexto das demais 2 mil e 100 Santas Casas pelo Brasil para as quais o SUS não repassa o que deve deixando-as na penúria embora atendam 80 milhões de pessoas. Com isso, em vários locais elas vão se encolhendo ou fechando mesmo suas portas.

    Antes de passar a palavra aos demais, o Dr. Montini disse que não viu o ministério público prender os executores do SUS por improbidade administrativa uma vez que a gestão deles é reconhecidamente danosa ao Estado.

    Dr Nilton foi à tribuna rebater ponto por ponto a entrevista da anestesista Thalita Lima Ezarchi e aproveitou para dizer que os olimpienses deveriam cobrar dois reais como taxa de turismo dos turistas do Thermas dos Laranjais para destinar a Santa Casa, mais para frente comentou “os olimpienses financiam a saúde dos turistas quando deveria ser o contrário”.

    Disse que a médica faltou com a ética ofendendo gravemente seu colega Luiz Henrique Vicente chamando-o de defasado e disse, entre outras coisas que não existem drogas ultrapassadas porque se assim fosse o governo retiraria de uso e que o Dr Luiz Henrique fez cinquenta mil cirurgias sem nenhum óbito sequer, atestando sua idoneidade e retidão.

    Encerrando sua longa fala Dr Nilton explicou que a doutora Thalita não faz parte do corpo médico da Santa Casa porque ficou constrangida de participar de uma comunidade da qual criticou e não teve a coragem de se desculpar. Dr Nilton disse ainda que um médico ou funcionário do hospital deve receber por seu serviços.

    A seguir veio o diretor administrativo do hospital, Vivaldo Mendes Vieira mostrar quais os planos, quais as fraquezas e onde está a razão da crise vivida pela instituição nesta administração. Nesse capítulo existe, apesar do esforço, maior despesa que receita e que as despesas vencidas e por vencer superam a receita, razão pela qual, mesmo tendo sido implantado controle de gastos ainda são superiores.

    Disse que de um total de 855.000 mil reais de recursos o gasto mensal e de 997.000 mil reais o que representa um déficit de 142.000 mil reais .

    Aberto o debate, o vereador Hilário Ruiz perguntou quando a UTI ia voltar a funcionar. O doutor Nilton explicou que tecnicamente não estava fechada, mas que de fato passou de sete para cinco leitos e que um médico intensivista estava sendo procurado para reforçar o quadro do hospital. Foi veemente ao dizer que “Se não houver UTI, deixo a Santa Casa “.

    Paulo Pòleselli disse que no ano passado apresentou um projeto para taxar os turistas com objetivo de reverter a renda para a Santa Casa mas até agora o projeto anda a passos de tartaruga. Depois perguntou se a Santa Casa tinha o risco de fechar no que foi respondido por Montini que não e pelo médico Dr Nilton que chegou a pensar em jogar a toalha, mas foi instado a não desistir.

    Dr Nilton falou ainda da proposta da Faculdade Unilago de fazer um curso de residência médica na Santa Casa de Olímpia o que daria um gás novo ao hospital.

    A seguir o presidente Salata fez uso da palavra e disse que todos os vereadores deveriam ir a seus deputados votados em Olimpia e tentar conseguir verbas para a cidade uma vez que no conta-gotas do governo verbas de 70 mil reais ainda  estão sem destinação (cidade destino) e serão aprovadas e  estão paradas  verbas do ano passado, cita o seu caso, ainda não foram autorizadas.

    A Secretária da Saúde Silvia Forti representante do prefeito Geninho passou pelo microfone e fez um elogio ao heroísmo dos dirigentes da Santa Casa ali representados. E  disse que estava na hora de cobrar um novo pacto republicano do governo federal.



    Finalmente a vereadora Cristina Reale também usou da palavra parabenizando os representantes da Santa Casa e criticando duramente o governo federal pela crise vivida pelo país. No final o provedor Montini fez um agradecimento aos funcionários e colaboradores citando vários nominalmente antes de passar a palavra ao presidente para finalizar a sessão, que terminou sob aplausos gerais.





     

    GALERIA DE FOTOS

    Clique na imagem abaixo e confira as fotos desta reportagem:



     

    Fique por dentro

    Outras Notícias


    Nota de esclarecimento

    05 de fevereiro de 2021 ás 13:04

    A Câmara Municipal vem a público sanar as dúvidas que recentemente surgiram em virtude da tramitação do projeto de emenda à lei orgânica 40/2021. A...

    Leia Mais

    Câmara recebe representantes do Conselho de Pastores de Olímpia

    04 de fevereiro de 2021 ás 11:14

    A Câmara Municipal recebeu na manhã de hoje , 04 de fevereiro , a visita dos pastores  Manoel Maria da Silva e Roberto Lucas Martins. Ambos são mem...

    Leia Mais

    Primeira sessão ordinária do ano marca início do ano legislativo na Câmara Municipal

    02 de fevereiro de 2021 ás 12:52

    Na noite de ontem, 1 de fevereiro, foi dado início ao ano legislativo na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Ainda não podendo conta...

    Leia Mais

    Oficial de registro civil e de imóveis visita a Câmara

    22 de janeiro de 2021 ás 12:45

    Em uma conversa informal, dando continuidade às visitas de boas vindas aos novos vereadores, a Câmara teve a presença, na manhã de hoje, 22 de jane...

    Leia Mais

    Câmara recebe visita do presidente da Associação do Centro de Convivência do Idoso Grupo Nova Esperança

    21 de janeiro de 2021 ás 11:49

    Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete o senhor Alair Faria Oliveira e seu filho Edson Lazov Ol...

    Leia Mais

    Representando a Câmara Municipal , Presidente Zé Kokão comparece à primeira vacinação contra o covid-19

    21 de janeiro de 2021 ás 11:28

    Na manhã de hoje, 21 de janeiro, Olímpia deu um importante passo em sua história com o início da vacinação contra o covid-19. A aplicação da primei...

    Leia Mais



    Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!

    Funções de acessibilidade
    Acessibilidade
    Contraste
    Aumentar a fonte
    Diminuir a fonte