• Facebook
  • Notícias

    Visualize fotos
    11/07/2016
    Em cerimônia emocionante, heróis de 32 são homenageados no 9 de julho, em Olímpia

    A solenidade cívica realizada na manhã deste feriado paulista, em Olímpia, foi marcada pela homenagem aos homens e mulheres da cidade que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932. O evento foi uma continuidade da Semana “Benedito José Pereira (Mindú)” e estiveram presentes seu filho Hélio Pereira de Sousa e familiares outros. Todos se emocionaram.

    A iniciativa é da Sociedade Veteranos de1932 MMDC - Núcleo “Luiz Salata Neto”, de Olímpia, em parceria com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia e a Câmara Municipal da Cidade. Todos os anos em nossa cidade se realizam a semana de 1932 e o dia do Constitucionalista (veja a matéria do ano passado e as leis que criaram o feriado: Lei Federal nº 9.093 e Lei Estadual nº 9.497).

    O evento é lembrado há 84 anos, quando esses olimpienses também se integraram nas trincheiras lutando contra a ditadura do então presidente Getúlio Vargas. A Revolução Constitucionalista de 32 começou depois do golpe de Estado que colocou Getúlio Vargas na presidência. Os paulistas não o reconheciam e queriam uma constituinte, o que motivou o conflito. Foram três meses de conflito entre São Paulo e o resto do país.

     

     

    A Solenidade

    Além do presidente da Câmara, prestigiaram o evento os seguintes vereadores: Guto Zanette, primeiro secretário da mesa diretora; Marcos Santos, segundo secretário; e Marcão Coca.

    A solenidade começou com o hasteamento das Bandeiras ao som do Hino Nacional cantado com muita emoção e, logo em seguida, com o Hino à Olímpia. As músicas foram executadas pela Banda da Igreja Assembléia de Deus Ministério dos Santos.

    Os alunos da Escola Maria Ubaldina (acima) arrancaram aplausos com sua música Minha Patria politicamente engajada: foram eles Gabriele Beatriz Rodrigues, Kevin Gabriel Inácio de Lucena e Pedro Henrique de Souza Aragão.

    Também marcaram presença os jovens João Vitor Scalco, acadêmico de Direito – que por cinco anos consecutivos participa dessas solenidades, discorrendo sobre a história do feriado de 9 de Julho; Maria Julia Kamla Passi, aluna do 5º ano da EMEB Theodomiro da Silva Melo, com o poema “Soldados Paulistas de 32”; e Beatrice Pessoa Ribeiro, filha do historiador e professor Ivair Augusto, autor do trabalho “Os Conturbados e Inesquecíveis Anos 30 e o Sertão Paulista”, que resgatou parte da história da participação da região no movimento de 32.

    Todos eles contribuíram por ampliar o conhecimento dos fatos, do Brasil, da nossa história e da história da região.

    Em seguida a Banda executou a conhecida marcha militar francesa Paris Belfort, muito tocada há 84 anos e transformada em hino do 9 de julho.

     

     

    Momento alto

    A homenagem póstuma, em reverência à memória dos heróis falecidos, foi feita através de três ritos: a chamada dos ex-combatentes, por meio da leitura feita pelo presidente da Sociedade Veteranos, Luiz Salata; a execução do Toque do Silêncio, feita pelo jovem músico Deyvid Isac de Oliveira Costa e, finalmente, a deposição de flores no Obelisco da Praça Heróis Olimpienses de 32, por parentes dos ex-combatentes e autoridades.

    Vários filhos e netos de ex-combatentes compareceram ao evento.

    Depois houve a deposição de flores junto ao obelisco e partiu-se para a parte de discursos. Em seguida foi a vez do médico Luis Fernando Rimoli, que disse que a chama de 1932 não pode jamais se apagar.

    Em seu discurso o responsável pelos veteranos de 32 MMDC Núcleo Luiz Salata Neto, Luiz Antônio Moreira Salata, exaltou o idealismo dos moços e moças de 1932, um movimento épico e que se insere na história universal. De acordo com ele, é um verdadeiro exemplo do povo paulista lutando pelas liberdades democráticas e uma Constituição para todo o país.

    Essa epopeia cívica deixou um exemplo legado, sendo reconhecida e comemorada pelos brasileiros de São Paulo. Em seu discurso, Salata lembrou as inúmeras conquistas que nos faz comemorar a data, como a garantia da liberdade plena, o voto secreto, o voto feminino, as eleições livres, a independência dos três poderes, o retorno da Federação à constitucionalização do país, sinônimos de um regime democrático e respeito à pluralidade de ideias.

    “Quero demonstrar meu contentamento por estar aqui nesta manhã junto com segmentos de toda a população olimpiense lembrando aqueles que lutaram por um país melhor, livre e democrático: não há pátria sem heróis, viva os Heróis de 32”, ressaltou.

    Após as falas, houve uma nova apresentação da banda finalizando sua participação com o hino “Grandioso és Tu”, regido pelo maestro Ezequiel Gonçalves da Silva e a coordenação do pastor Otoniel Elias dos Santos de Igreja Assembleia de Deus.

    As homenagens foram encerradas pelo desfile dos jovens do Tiro de Guerra 02-025, liderados pelo subtenente Edivaldo Coragem e o diretor de Fanfarras Clarismundo Sant’Anna.

     

     

    GALERIA DE FOTOS

    Clique nas imagens abaixo e confira as fotos desta matéria:

     

    Fique por dentro

    Outras Notícias


    Nota de esclarecimento

    05 de fevereiro de 2021 ás 13:04

    A Câmara Municipal vem a público sanar as dúvidas que recentemente surgiram em virtude da tramitação do projeto de emenda à lei orgânica 40/2021. A...

    Leia Mais

    Câmara recebe representantes do Conselho de Pastores de Olímpia

    04 de fevereiro de 2021 ás 11:14

    A Câmara Municipal recebeu na manhã de hoje , 04 de fevereiro , a visita dos pastores  Manoel Maria da Silva e Roberto Lucas Martins. Ambos são mem...

    Leia Mais

    Primeira sessão ordinária do ano marca início do ano legislativo na Câmara Municipal

    02 de fevereiro de 2021 ás 12:52

    Na noite de ontem, 1 de fevereiro, foi dado início ao ano legislativo na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Ainda não podendo conta...

    Leia Mais

    Oficial de registro civil e de imóveis visita a Câmara

    22 de janeiro de 2021 ás 12:45

    Em uma conversa informal, dando continuidade às visitas de boas vindas aos novos vereadores, a Câmara teve a presença, na manhã de hoje, 22 de jane...

    Leia Mais

    Câmara recebe visita do presidente da Associação do Centro de Convivência do Idoso Grupo Nova Esperança

    21 de janeiro de 2021 ás 11:49

    Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete o senhor Alair Faria Oliveira e seu filho Edson Lazov Ol...

    Leia Mais

    Representando a Câmara Municipal , Presidente Zé Kokão comparece à primeira vacinação contra o covid-19

    21 de janeiro de 2021 ás 11:28

    Na manhã de hoje, 21 de janeiro, Olímpia deu um importante passo em sua história com o início da vacinação contra o covid-19. A aplicação da primei...

    Leia Mais



    Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!

    Funções de acessibilidade
    Acessibilidade
    Contraste
    Aumentar a fonte
    Diminuir a fonte