Por iniciativa objetiva do vereador Antonio Delomodarme, o Niquinha (PTdoB), Olímpia poderá contar, em breve, com um cemitério de animais, a ser instalado pela iniciativa privada, a princípio sem ônus para os contribuintes que necessitarem usar suas instalações.
O vereador tratou do assunto nas duas últimas sessões da Câmara, informando, na primeira menção, conversações que havia mantido com o prefeito Fernando Cunha (PR), que segundo ele, “aprovou a ideia”. Na segunda menção ao projeto, nesta segunda-feira, 9, disse que já havia mantido conversas com o concessionário dos serviços funerários de Olímpia, Miguel Daud, e este teria dado “sinal verde” para a proposta.
Assim, Niquinha deverá protocolar esta semana Requerimento ao Executivo Municipal, no sentido de que este encaminhe à Câmara projeto de Lei criando o Cemitério de Animais.
Niquinha disse ser uma preocupação sua contribuir para o bem estar da população de Olímpia, assim como, de todos os animais de estimação que nossa população possui. Ele disse ainda ter recebido várias reclamações de donos de animais de estimação que não encontram um local apropriado para enterrar seus animais quando entram em óbito.
Além disso, ele observa que, por lei, o descarte dos restos mortais dos referidos animais, em sua maioria, é feito nas margens das estradas rurais de nossa cidade, “causando grande transtorno para os moradores e transeuntes das proximidades”.
Assim, sua indicação, a ser encaminhada ao prefeito Municipal e também ao Superintendente da Daemo Ambiental, José Augusto Gianotto, pede que seja determinado ao setor competente, “ações e gestões no sentido de disponibilizar uma área para que os animais de estimação possam ser enterrados com o mínimo de decência”.
Uma vez disponibilizada a área, o vereador garante que o restante da solução já está acertado com a empresa de Miguel Daud, concessionária dos serviços funerários, que teria se comprometido a construir o cemitério pet, com recursos próprios, e enterrar os animais de forma gratuita.
“Ele me ligou logo na primeira vez que falei sobre o assunto, dando sua palavra que nos ajudará a resolver esta questão, a levar a efeito a execução do projeto”, disse Niquinha.
GESTO DE CARINHO E RETRIBUIÇÃO
No passado, muitas famílias tinham o hábito de enterrar seus animais de estimação mortos em suas propriedades. Os antigos egípcios são conhecidos por terem mumificado e enterrado gatos, que consideravam divindades e os romanos por possuírem formas muito semelhantes de lidar com a perda do animal de estimação, dedicando espaço na sepultura de seu proprietário para a companhia de seus animais queridos.
Sepultar seu bicho de estimação após a morte deste, além de ser um gesto de carinho e retribuição às alegrias que ele nos deu em vida, faz parte de uma tendência conhecida como “humanização dos animais de estimação”.
Vale dizer que a falta de espaços nas casas atuais, vem fazendo com que aumente nas cidades médias e grandes do país, a procura pelo sepultamento em cemitérios de animais, fenômeno impulsionado também pelo aumento do número de proprietários de animais domésticos, de ambos os sexos e idades variadas, em todas as regiões do país.
05 de fevereiro de 2021 ás 13:04
A Câmara Municipal vem a público sanar as dúvidas que recentemente surgiram em virtude da tramitação do projeto de emenda à lei orgânica 40/2021. A...
04 de fevereiro de 2021 ás 11:14
A Câmara Municipal recebeu na manhã de hoje , 04 de fevereiro , a visita dos pastores Manoel Maria da Silva e Roberto Lucas Martins. Ambos são mem...
02 de fevereiro de 2021 ás 12:52
Na noite de ontem, 1 de fevereiro, foi dado início ao ano legislativo na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Ainda não podendo conta...
22 de janeiro de 2021 ás 12:45
Em uma conversa informal, dando continuidade às visitas de boas vindas aos novos vereadores, a Câmara teve a presença, na manhã de hoje, 22 de jane...
21 de janeiro de 2021 ás 11:49
Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete o senhor Alair Faria Oliveira e seu filho Edson Lazov Ol...
21 de janeiro de 2021 ás 11:28
Na manhã de hoje, 21 de janeiro, Olímpia deu um importante passo em sua história com o início da vacinação contra o covid-19. A aplicação da primei...
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!