Faltam menos de seis meses para que os partidos políticos definam seus quadros para a disputa das eleições municipais do ano que vem, por isso o vereador Primo José Álvaro Gerolin (DEM) falou sobre o tema nos seus minutos regimentais. “Eu não poderia deixar de alertar quem quer se filiar. Está na hora”.
Vice presidente da mesa diretora, vereador Primo Gerolin
Até o início de outubro, quando se encerra o prazo estabelecido pela legislação eleitoral para novas filiações, conversas e especulações em torno de mudanças de legenda vão tomar conta do cenário local. As expectativas envolvem nomes cotados para disputar a Prefeitura e a Câmara Municipal.
“Muitas vezes somos cobrados por falações que por ai existem. Que vereador não serve pra nada, que o prefeito não faz nada ou faz demais. Então cidadão olimpiense, você, está tendo neste período a oportunidade de se filiar e candidatar-se a um partido político. Não seja omisso”, disse o vice presidente da mesa diretora.
De acordo com a legislação eleitoral, pessoas que pretendem concorrer a cargos eletivos devem oficializar suas filiações partidárias até um ano antes da eleição. Como o próximo pleito acontece em 7 de outubro de 2012, pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador devem definir sua situação até o dia 7 de outubro de 2011.
O alerta de Primo, também lembra que em ano eleitoral o prazo para inscrição ou transferência de eleitores termina 150 dias antes da eleição. Em 2012 o prazo terminará em 09 de maio.
“Todos que temos que dar contribuição para a sociedade”, concluiu.
Primo na tribuna
EXIGÊNCIAS PARA A FILIAÇÃO PARTIDÁRIA
(com base na Lei nº 9.096, de 19/09/1995, e na Resolução nº 19.406, de 05/12/1995)
Somente poderá filiar-se a partido político o eleitor que estiver no pleno gozo de seus direitos políticos.
Para concorrer a qualquer cargo eletivo, o eleitor deverá estar filiado a um partido político até pelo menos um ano antes da eleição.
Para a filiação, é necessário que o eleitor se dirija à sede do partido ao qual pretenda se filiar com seu título de eleitor e preencha a ficha de filiação, em modelo próprio do partido. A filiação deve ser deferida em âmbito partidário, observadas as regras estatutárias do partido, com posterior comunicação à Justiça Eleitoral.
Importante ressaltar que filiação partidária constitui matéria interna dos partidos políticos, a cujos órgãos de direção, em seus estatutos, incumbe a fixação de regras para o deferimento da filiação e das causas de extinção do vínculo. À Justiça Eleitoral cabe apenas o arquivamento (lançamento) e a publicação das informações recebidas dos partidos, além do controle do cumprimento dos prazos de filiação partidária para efeito de registro de candidatura.
05 de fevereiro de 2021 ás 13:04
A Câmara Municipal vem a público sanar as dúvidas que recentemente surgiram em virtude da tramitação do projeto de emenda à lei orgânica 40/2021. A...
04 de fevereiro de 2021 ás 11:14
A Câmara Municipal recebeu na manhã de hoje , 04 de fevereiro , a visita dos pastores Manoel Maria da Silva e Roberto Lucas Martins. Ambos são mem...
02 de fevereiro de 2021 ás 12:52
Na noite de ontem, 1 de fevereiro, foi dado início ao ano legislativo na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Ainda não podendo conta...
22 de janeiro de 2021 ás 12:45
Em uma conversa informal, dando continuidade às visitas de boas vindas aos novos vereadores, a Câmara teve a presença, na manhã de hoje, 22 de jane...
21 de janeiro de 2021 ás 11:49
Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete o senhor Alair Faria Oliveira e seu filho Edson Lazov Ol...
21 de janeiro de 2021 ás 11:28
Na manhã de hoje, 21 de janeiro, Olímpia deu um importante passo em sua história com o início da vacinação contra o covid-19. A aplicação da primei...
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!