• Facebook
  • Notícias

    Visualize fotos
    05/04/2019
    REUNIÃO ENTRE PRODEM, VEREADORES E AGENCIADORES DE MOTO -TÁXI OBJETIVA MELHORIAS NO SERVIÇO

    Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 5 de abril, na sala de reuniões da câmara municipal, a quarta reunião entre os agenciadores de moto- táxi, vereadores e a representantes da entidade progresso e desenvolvimento municipal -Prodem. Veridiana Trindade Rizzatti, assessora estratégica e Leandro Pierin Gallina, diretor-presidente da entidade, discutiram com os presentes sobre a situação dos moto-táxis na cidade.

    Na ocasião, dentre todos os vereadores, estiveram presentes o presidente da Casa, Antônio Delomodarme -Niquinha-, Luiz Gustavo Pimenta, Hélio Lisse Júnior e Fernando Roberto da Silva.

    Das 5 agências de moto-táxis de Olímpia, 4 estiveram presentes no dia de hoje. O problema apontado durante a conversa trata-se da regularização dos mototaxistas da cidade. Segundo os agenciadores, as 126 vagas disponibilizadas para cadastros de mototaxistas não refletem a situação real.

    Dentre os motoqueiros com cadastro na Prodem, cerca de 60 exercem atividades remuneradas na iniciativa privada. Esse quadro traz consequências negativas à categoria, como a circulação de mototaxistas irregulares, sem cadastro na Prodem e sem possuir o curso exigido pelo Detran.

    A Prodem fiscaliza e regulamenta o funcionamento das agências de moto-táxi da cidade. Veridiana pontuou que, apesar de haver casos em que os cadastrados possuírem outra profissão, trabalhando como mototaxista apenas de maneira esporádica, não é possível suspender os respectivos cadastros, uma vez que, de acordo com a lei, nada os impede de possuir outra forma de ganho financeiro.

     A assessora da Prodem reitera que o problema maior da categoria se encontra no alto número de profissionais trabalhando de maneira clandestina, sem contribuição tributária aos cofres públicos, curso   especializado e cadastro na Prodem.

    Os agenciadores pautaram suas falas na necessidade de possuírem maior autonomia com relação a seleção e contratação de mototaxistas. De acordo com a situação atual, os candidatos à ocupação de vagas nas agências de moto-táxi, primeiramente, preenchem o cadastro na entidade e posteriormente entram para a lista de espera. Assim que surge uma vaga, a Prodem direciona a pessoa a uma das agências da cidade.

    A forma como está desenhada a triagem de candidatos, na visão dos agenciadores, é prejudicial a empresa, já que os profissionais vêm direcionados, sem a possibilidade de fazer uma seleção própria e mais detalhada do candidato em questão.

    Outra dificuldade apontada pelos agenciadores é a questão do curso exigido na lei federal nº 12.009, de 29 de julho de 2009. O inciso III, do artigo 2ª, exige do mototaxista   para o exercício das atividades ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do Contran. No entanto, para a formação de turma do referido curso é necessário que se tenha, no mínimo, 15 pessoas.

    Essa exigência também é apontada como obstáculo para a regularização dos profissionais da categoria, segundo os agenciadores. Como consequência do número de cadastrados atuando em outra profissão e da dificuldade de se conseguir fazer o curso, grande parte dos mototaxistas da cidade vem trabalhando de maneira irregular.

    Diante do cenário apresentado, pautados sobre a opção que melhor solucione esse problema, os vereadores presentes na reunião decidiram colocar em pauta o mais breve possível a alteração da lei nº 4076, de 03 de fevereiro de 2016, que regulamenta o exercício da profissão. Segundo eles, será colocado uma regra na qual os mototaxistas cadastrados não poderão exercer outra atividade remuneradas que não seja a de moto -táxi. Caso infrinjam essa norma, o profissional será colocado no final da lista de espera e outro motoqueiro será chamado a ocupar a vaga deixada.

    Fique por dentro

    Outras Notícias


    Nota de esclarecimento

    05 de fevereiro de 2021 ás 13:04

    A Câmara Municipal vem a público sanar as dúvidas que recentemente surgiram em virtude da tramitação do projeto de emenda à lei orgânica 40/2021. A...

    Leia Mais

    Câmara recebe representantes do Conselho de Pastores de Olímpia

    04 de fevereiro de 2021 ás 11:14

    A Câmara Municipal recebeu na manhã de hoje , 04 de fevereiro , a visita dos pastores  Manoel Maria da Silva e Roberto Lucas Martins. Ambos são mem...

    Leia Mais

    Primeira sessão ordinária do ano marca início do ano legislativo na Câmara Municipal

    02 de fevereiro de 2021 ás 12:52

    Na noite de ontem, 1 de fevereiro, foi dado início ao ano legislativo na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Ainda não podendo conta...

    Leia Mais

    Oficial de registro civil e de imóveis visita a Câmara

    22 de janeiro de 2021 ás 12:45

    Em uma conversa informal, dando continuidade às visitas de boas vindas aos novos vereadores, a Câmara teve a presença, na manhã de hoje, 22 de jane...

    Leia Mais

    Câmara recebe visita do presidente da Associação do Centro de Convivência do Idoso Grupo Nova Esperança

    21 de janeiro de 2021 ás 11:49

    Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete o senhor Alair Faria Oliveira e seu filho Edson Lazov Ol...

    Leia Mais

    Representando a Câmara Municipal , Presidente Zé Kokão comparece à primeira vacinação contra o covid-19

    21 de janeiro de 2021 ás 11:28

    Na manhã de hoje, 21 de janeiro, Olímpia deu um importante passo em sua história com o início da vacinação contra o covid-19. A aplicação da primei...

    Leia Mais



    Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!

    Funções de acessibilidade
    Acessibilidade
    Contraste
    Aumentar a fonte
    Diminuir a fonte