• Facebook
  • Notícias

    Visualize fotos
    05/04/2019
    REUNIÃO SOBRE REAJUSTE TERMINA SEM AVANÇO NAS NEGOCIAÇÕES

     Na tarde de quarta-feira, 04 de abril, realizou -se mais uma reunião para negociação do reajuste dos servidores públicos municipais. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Câmara Municipal e contou com a presença do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia, Jesus Buzzo, da secretária de finanças, Mary Brito Silveira, da secretária de administração, Elaine Beraldo Abreu de Souza , do secretário de Governo, Guto Zanette, o presidente da Casa, Antônio Delomodarme -Niquinha- , o vice presidente, Marco Antonio Parolim de Carvalho - Marcão Coca - e dos vereadores, Luiz Gustavo Pimenta, Hélio Lisse Júnior e Fernando Roberto da Silva, dentre outros funcionários públicos.

    Na ocasião, foram colocados apontamentos dos presentes na reunião a fim de se chegar a um acordo sobre o reajuste do salário dos servidores públicos de Olímpia. A negociação em torno de um número comum foi centrada em dois pontos.

    O governo, representado pelos secretários mencionados,  continuou com a proposta apresentada anteriormente, isto é , 4% de aumento , sendo 3.75 % referentes ao montante inflacionário e 0,25 % de aumento real e 10% de aumento no valor do auxílio alimentação , que atualmente se encontra em 200 reais e subiria para 220 reais; já o sindicato dos servidores acredita ser plausível e coerente um reajuste de 6% no vencimento ,  em que 3,75 % seriam de reposição da inflação e 2,25 % de aumento real, e 50% de acréscimo no auxílio alimentação, saltando da casa dos 200 para 300 reais .

    Durante cerca de 90 minutos foram levantadas possibilidades para que se encontrasse um cenário comum. O sindicato, que acredita ser possível um incremento maior do que a proposta de 4% apresentada pelo executivo, pontuou acerca do ganho obtido na receita corrente líquida – RCL- do município nos 2 primeiros meses do ano.

    O valor da RCL no período subiu 10 % e, a partir desse número, o sindicato questionou ser possível que o reajuste pudesse ultrapassar o valor de 4 %. As secretárias Elaine e Mary, por sua vez, disseram que não é possível comprometer o orçamento anual baseado apenas em uma previsão dos primeiros meses de 2019.

    Ao longo da reunião pautas sobre um possível abono, em compensação a sinalização de que o executivo não pode promover um aumento maior do que 4 % no valor do vencimento e 10 % no auxílio alimentação, também estiverem em jogo. A secretária de finanças mostrou-se aberta a conversas sobre o assunto, mas pontuou que, no momento, isso não pode ser concretizado.

     O orçamento do município, que hoje se encontra cerca de 44 % comprometido com despesas, foi lembrado pelas lideranças do sindicato. Os representantes dos servidores propuseram que o aumento pedido poderia ser concedido uma vez que o orçamento comprometido se encontra abaixo do limite proposto por lei, que é de 54 %.

    Em meio a discussão sobre uma possível mudança no valor do reajuste proposto pelo poder executivo, os professores presentes na reunião também solicitaram mais respeito e valorização dos profissionais perante o executivo. Um representante da categoria foi além e comentou que a insatisfação da categoria não é apenas com o salário, mas da necessidade de valorização do servidor por parte do governo municipal.

    Intransponíveis quanto a uma melhoria na proposta, os secretários municipais terminaram a reunião dizendo que o ano está no início e que o governo está sempre aberto a possíveis negociações ao decorrer dos meses. Sem avanço nas negociações, os projetos de lei de nº 5467 e 5468, referentes ao reajuste nos vencimentos e salários dos servidores municipais e alteração no auxílio alimentação, respectivamente, seguirão para serem votados em regime de urgência na próxima sessão ordinária, a ser realizada no dia 08 de abril.

    Visualize fotos
    Visualize fotos
    Visualize fotos

    Fique por dentro

    Outras Notícias


    Nota de esclarecimento

    05 de fevereiro de 2021 ás 13:04

    A Câmara Municipal vem a público sanar as dúvidas que recentemente surgiram em virtude da tramitação do projeto de emenda à lei orgânica 40/2021. A...

    Leia Mais

    Câmara recebe representantes do Conselho de Pastores de Olímpia

    04 de fevereiro de 2021 ás 11:14

    A Câmara Municipal recebeu na manhã de hoje , 04 de fevereiro , a visita dos pastores  Manoel Maria da Silva e Roberto Lucas Martins. Ambos são mem...

    Leia Mais

    Primeira sessão ordinária do ano marca início do ano legislativo na Câmara Municipal

    02 de fevereiro de 2021 ás 12:52

    Na noite de ontem, 1 de fevereiro, foi dado início ao ano legislativo na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Ainda não podendo conta...

    Leia Mais

    Oficial de registro civil e de imóveis visita a Câmara

    22 de janeiro de 2021 ás 12:45

    Em uma conversa informal, dando continuidade às visitas de boas vindas aos novos vereadores, a Câmara teve a presença, na manhã de hoje, 22 de jane...

    Leia Mais

    Câmara recebe visita do presidente da Associação do Centro de Convivência do Idoso Grupo Nova Esperança

    21 de janeiro de 2021 ás 11:49

    Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete o senhor Alair Faria Oliveira e seu filho Edson Lazov Ol...

    Leia Mais

    Representando a Câmara Municipal , Presidente Zé Kokão comparece à primeira vacinação contra o covid-19

    21 de janeiro de 2021 ás 11:28

    Na manhã de hoje, 21 de janeiro, Olímpia deu um importante passo em sua história com o início da vacinação contra o covid-19. A aplicação da primei...

    Leia Mais



    Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!

    Funções de acessibilidade
    Acessibilidade
    Contraste
    Aumentar a fonte
    Diminuir a fonte