A 104ª sessão ordinária foi bastante rica do ponto de vista legislativo, e apresentou um avanço tecnológico com a transmissão, na sua integra via Porta em HD e Youtube. O presidente Luiz Salata elogiou o trabalho do engenheiro de informática Maicon Monttoso Batista que proporcionou essa transmissão.
Luiz Salata disse que em breve todas as transmissões com imagens da Câmara serão via Youtube “elas serão um avanço tecnológico muito importante uma vez que serão usados todos equipamentos de ponta”.
Arquivamento do projeto de alteração do Plano Diretor
Muitos moradores do Jardim Álvaro Britto compareceram à sessão para manifestar sua contrariedade com o projeto encaminhado pela prefeitura autorizando a construção de um prédio na área, de Zoneamento residencial.
Eles encaminharam um abaixo assinado para os vereadores manifestando sua apreensão e que fizeram chegar ao presidente Salata com o objetivo de brecar de vez as iniciativa do executivo de fazer construir no local.
O prefeito oficiou ao presidente da Casa de Leis para pedir a retirada e o arquivamento do referido projeto. Lido pelo primeiro secretário da mesa Guto Zanette (PSB).
Como líder do governo, o pastor Leonardo (SDD) disse que” de acordo com a tramitação dos projetos na casa, tudo foi feito de maneira clara e correta houve até uma audiência pública que não contentou os moradores da referida área”.
Para o pastor, pelo artigo 219 do regimento interno, todos os passos foram cumpridos e” não há perigo desde projeto voltar a esta casa “. Dizendo, para tranquilizar os moradores presentes, que de fato não vai acontecer novamente.
O vereador Hilário Ruiz(PSD) explicou que infelizmente esse projeto poderá voltar e ainda este ano à Câmara porque existe um tratamento desigual para iniciativas do executivo e projetos do legislativo para os quais valem sim a obsolescência e para o prefeito não.
Seguiu-se um debate polarizado entre o Pastor Leonardo e Hilário Ruiz que foi interrompido pelo presidente Salata para explicar porque a matéria havia voltado apesar da retirada do prefeito: “é que foi realizada uma votação antes, e uma audiência pública e agora devemos esgotar a apreciação da matéria esta a posição da mesa diretora”.
O pastor Leonardo reiterou suas falas dizendo que comprometeu-se o prefeito sim com o não envio do projeto de lei novamente este ano ao legislativo.
Marcelo da Branca (PV) disse que uma vez que não existe garantia do cumprimento das atitudes demonstradas anteriormente resta marcar posição com o voto que para ele é o da recusa ao projeto do prefeito de alterar o zoneamento no Alvaro Britto.
Dirceu Bertoco (PR) garantiu que este projeto jamais passará em tempo algum e citou novamente sua filha que comprou e edifica a duras penas no Álvaro Britto” fruto do suor de seu rosto”.
Beto Puttini (PTB) voltou a dizer que o projeto não passou e não passará por causa dos aguerridos moradores do Bairro e que ficou sabendo que houve a tentativa de um empresário para construir na região. “Tem que sempre existir um interessado e um corretor”.
Marco Santos(DEM) disse que este projeto, se voltar, não contará com seu voto
Finalmente, depois da reiteração de todos o arquivamento foi submetido ao plenário e por unanimidade aprovado.
Tempo Regimental
Dirceu Bertoco falou sobre o assunto palpitante da mudança do Zoneamento no Álvaro Britto e reiterou que desde o início foi contra o projeto da prefeitura. Em seguida encaminhou pela primeira vez seu projeto liberando a venda de cerveja e chope na casa do Olimpia Futebol Clube desde que seja em copos descartáveis.
Hilário Ruiz ressaltou como dica um site para contribuições ao seu programa de governo programadegoverno.hilárioruiz.com.br. Informou ainda que repassará uma verba de 70 mil reais vinda da petista Beth Sahão para a compra de uma ambulância. Depois deu apoio ao projeto de bertoco de venda de cerveja no campo do Olímpia.
Beto Puttini explica o que é e para que serve um Plano Diretor ressaltando as qualidades dentre as quais o fato de discordar como o pessoal do Álvaro Britto é perfeitamente normal. “E quem tem o poder de gritar, poder de se manifestar e de exigir é dos moradores como vocês fizeram”.
Marcelo da Branca registrou da tribuna seus dois projetos o de liberar do pagamento de água e esgoto aos portadores de neoplasias malignas (Câncer) e o de doação de sangue por três vezes que libera os doadores de taxas de concursos na prefeitura (aliás hoje dia 14/06 é o dia mundial de doação de sangue.
Marcos Santos Falou de seu projeto para que a UEUO faça uma lista de alunos secundaristas de cursos técnicos para poder financiar suas passagens para cidades onde realizam seus estudos como já é feito com universitários.
Marcão Coca (PPS) relatou seu encontro com o secretário de Obras, Biagi para atender a pedidos feitos pela população da Cohab 4 durante seu último parlamento itinerante. Falou também da praça São Benedito conseguindo o compromisso que as obras irão rapidamente até o final.
Números da sessão
Dois projetos encaminhados a comissão de Justiça e Redação.
Três projetos para redação final e votação aprovados inclusive o que libera venda de bebidas alcoólicas no estádio Tereza Breda.
O projeto 220/2016 sobre alteração de área ZR3 do Plano Diretor de que estavam presentes os moradores de Álvaro Britto, arquivado.
Dois projetos para criação de provimento efetivo na saúde, inclusive uma vaga de médico urologista.
Os Planos Diretores de Arborização e do Desenvolvimento Turístico foram aprovados e virarão lei.
A criação da Comissão de direitos humanos passou em primeira votação.
Foi aprovada a concessão do Título de Cidadão Honorário de Olímpia ao proprietário do Royal Thermas Resort senhor Winston Costa Rezende.
Foram aprovados 18 requerimentos com as mais diferentes matérias.
Tribuna Livre
O Cidadão Antônio Delomodarme presidente do Olímpia Futebol Clube subiu à tribuna para resumir uma vida inteira dentro do clube e o que diz agora que é o melhor momento para ele o fato de estar na primeira divisão.
Niquinha disse que concorda com o que falou Beto Putini de que o futebol se reduziu a três coisas: Dinheiro, Dinheiro e Dinheiro.
Disse ainda que tirou o Olímpia da segunda divisão graças a um descuido da Federação Paulista que depois das denúncias de corrupção no futebol decidiu apoiar os clubes do interior.
Disse ainda que a renda do projeto de lei aprovado pela Câmara vai ajudar enormemente ao time da cidade.
Quer que o próximo projeto da Câmara para ser apreciado seja o de liberação do ingresso a menores até 12 anos, formando assim um público torcedor do futuro.
Confira o vídeo:
GALERIA DE FOTOS
Clique nas imagens abaixo e confira as fotos desta matéria:
05 de fevereiro de 2021 ás 13:04
A Câmara Municipal vem a público sanar as dúvidas que recentemente surgiram em virtude da tramitação do projeto de emenda à lei orgânica 40/2021. A...
04 de fevereiro de 2021 ás 11:14
A Câmara Municipal recebeu na manhã de hoje , 04 de fevereiro , a visita dos pastores Manoel Maria da Silva e Roberto Lucas Martins. Ambos são mem...
02 de fevereiro de 2021 ás 12:52
Na noite de ontem, 1 de fevereiro, foi dado início ao ano legislativo na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Ainda não podendo conta...
22 de janeiro de 2021 ás 12:45
Em uma conversa informal, dando continuidade às visitas de boas vindas aos novos vereadores, a Câmara teve a presença, na manhã de hoje, 22 de jane...
21 de janeiro de 2021 ás 11:49
Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete o senhor Alair Faria Oliveira e seu filho Edson Lazov Ol...
21 de janeiro de 2021 ás 11:28
Na manhã de hoje, 21 de janeiro, Olímpia deu um importante passo em sua história com o início da vacinação contra o covid-19. A aplicação da primei...
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!