O “Dia do Soldado Constitucionalista de 32” foi venerado na manhã do dia 9 de Julho, na Praça Heróis Olimpienses, em sua 82ª edição, por meio da iniciativa da Sociedade Veteranos de 32 MMDC - Núcleo Luiz Salata Neto e da Prefeitura Municipal.
(Público presente na cerimonia)
Estiveram no evento o sargento e atiradores do Tiro de Guerra 02-025, autoridades civis, parentes dos homens e mulheres que participaram daquele movimento armado e, representando nosso Legislativo Municipal os vereadores Marcão Coca (Vice-presidente – PPS), Luiz Salata (Líder do Prefeito – PP), Marco Santos (PSC) e Cristina Reale (PR).
(Vereadores Marcão Coca e Cristina Reale)
(Vereadores Luiz Salata, Cristina Reale e Marco Santos)
(Vereadores, autoridades e participantes do evento)
O presidente do Núcleo, vereador Luiz Salata, novamente fez o cerimonial, que foi iniciado com o hasteamento das Bandeiras Nacional, do Estado e de Olímpia, com a entoação do Hino Nacional e, em seguida, o Hino à Olímpia, executados pela Banda da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Santos, com regência de Ezequiel Gonçalves da Silva e coordenação do pastor Girólamo Di Marco Neto.
(Vereador Luiz Salata)
(Hasteamento das Bandeiras)
(Banda da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Santos)
Para relembrar os fatos históricos da Revolução Constitucionalista de 1932, foi convidada a aluna do 3º ano do Ensino Fundamental da EMEB Theodomiro da Silva Melo, Maria Julia Moreira Kamla Passi, representando a rede municipal de ensino, que abordou sobre o tema com requintes de detalhes.
(Estudante Maria Julia Moreira Kamla Passi)
Na sequência, Salata chamou o jovem estudante João Vitor Scalco, vereador jovem da Câmara Municipal de Olímpia e aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Antonio Augusto Reis Neves, que discorreu sobre a Guerra Cívica de 32 com o título “A História do feriado de 9 de Julho”.
(Vereador Jovem João Vitor Scalco)
Após a estudante, Beatrice Pessoa Ribeiro, aluna do 1º Ano do ensino médio da ETEC de Olímpia, filha do historiador olimpiense Ivair Augusto Ribeiro, apresentou a crônica “Epopeia Bandeirante” de Tota Cardoso, escrita em 1934.
(Estudante Beatrice Pessoa Ribeiro)
A banda da Igreja Assembleia Ministério de Santos também executou a conhecida marcha militar francesa, Paris Belfort, transformada por Guilherme de Almeida em Hino a 9 de Julho, sendo na época muito ouvida pelas tropas constitucionalista para incentivá-las.
Depois, foi reverenciada a memória dos heróis falecidos através do ato solene de homenagem póstuma aos voluntários olimpienses, soldados falecidos nas frentes de batalha e também os voluntários combatentes do Movimento Cívico de 32 que participaram das frentes de combate e da retaguarda, que faleceram e estão sepultados em Olímpia e outras localidades. O cerimonialista Luiz Salata fez a chamada nominal dos ex-combatentes, ao lado do músico Deyvid Isac de Oliveira Costa que, ao fundou executou com seu trompete a Marcha do Silêncio.
(Vereador Luiz Salata e o músico Deyvid Isac de Oliveira Costa)
Um momento muito esperado da cerimônia foi a deposição de flores no obelisco da Praça Heróis Olimpienses de 32, que contou com a participação dos parentes dos ex-combatentes.
(Deposição de flores)
Dando continuação a cerimonia, as alunas Mariana Alves Pereira e Tauana Tairini dos Santos, da Escola Estadual “Professora Maria Ubaldina de Barros Furquim”, tocaram a música “Epitáfio”, da Banda Titãs.
(Alunas Mariana Alves Pereira e Tauana Tairini dos Santos)
Também estiveram no evento a Fanfarra dos jovens olimpienses do Clube dos Desbravadores Leões da Alvorada, que fazem parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no Bairro Jardim Alvorada.
(Fanfarra dos Jovens Desbravadores Leões da Alvorada)
Salata relembrou que “O Exército Constitucionalista de 32 também foi formado por parte do Exército Brasileiro sediado em São Paulo”, demonstrando sobremaneira sua importância. Já representando o prefeito Eugênio José Zuliani (DEM), a secretária da educação Eliana Bertoncello Duarte Monteiro, fez a saudação oficial.
(Secretária de educação Eliana Duarte Bertoncello Monteiro)
Após, o 1º Sargento de Comunicação Marco Aurélio da Costa, juntamente com os Atiradores do Tiro de Guerra 02-025 do município de Olímpia, apresentaram sua fanfarra e também executaram sua marcha militar.
(Fanfarra e marcha militar do Tiro de Guerra 02-025)
Assessoria de Comunicação
05 de fevereiro de 2021 ás 13:04
A Câmara Municipal vem a público sanar as dúvidas que recentemente surgiram em virtude da tramitação do projeto de emenda à lei orgânica 40/2021. A...
04 de fevereiro de 2021 ás 11:14
A Câmara Municipal recebeu na manhã de hoje , 04 de fevereiro , a visita dos pastores Manoel Maria da Silva e Roberto Lucas Martins. Ambos são mem...
02 de fevereiro de 2021 ás 12:52
Na noite de ontem, 1 de fevereiro, foi dado início ao ano legislativo na Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia. Ainda não podendo conta...
22 de janeiro de 2021 ás 12:45
Em uma conversa informal, dando continuidade às visitas de boas vindas aos novos vereadores, a Câmara teve a presença, na manhã de hoje, 22 de jane...
21 de janeiro de 2021 ás 11:49
Na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, o presidente da Câmara recebeu em seu gabinete o senhor Alair Faria Oliveira e seu filho Edson Lazov Ol...
21 de janeiro de 2021 ás 11:28
Na manhã de hoje, 21 de janeiro, Olímpia deu um importante passo em sua história com o início da vacinação contra o covid-19. A aplicação da primei...
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!